Netanyahu acusa Espanha de iniciar “guerra diplomática” contra Israel
Premiê ordenou a expulsão dos representantes espanhóis do Centro de Coordenação Cívico-Militar
Pleno.News - 10/04/2026 15h13 | atualizado em 10/04/2026 15h14

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, acusou nesta sexta-feira (10) a Espanha de “travar uma guerra diplomática” contra o Estado judeu, motivo pelo qual ordenou a expulsão dos representantes espanhóis do Centro de Coordenação Cívico-Militar (CMCC), encarregado de supervisionar o cessar-fogo na Faixa de Gaza.
– Quem atacar o Estado de Israel em vez dos regimes terroristas, quem quer que faça isso, não será nosso parceiro no futuro da região. Não estou disposto a tolerar essa hipocrisia nem essa hostilidade. Não permitirei que nenhum país trave uma guerra diplomática contra nós sem pagar um preço imediato por isso – afirmou em uma mensagem em vídeo.
O premiê israelense acusou a Espanha de difamar os militares das Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês), em resposta às críticas do governo espanhol aos diversos conflitos nos quais o país se envolveu, e garantiu que não “permanecerá impassível” diante dos ataques.
– Portanto, ordenei a expulsão dos representantes espanhóis do centro de coordenação em Kiryat Gat [sul de Israel], depois que a Espanha optou repetidamente por se opor a Israel – acrescentou.
O Ministério das Relações Exteriores de Israel anunciou, nesta sexta, a decisão, motivada pelo que classificam como um “preconceito anti-israelense tão flagrante” por parte do governo do presidente da Espanha, Pedro Sánchez. Segundo o Ministério das Relações Exteriores de Israel, a Espanha foi formalmente notificada da decisão, assim como os Estados Unidos também foram informados com antecedência.
O CMCC é o centro multinacional estabelecido no final de novembro em Kiryat Gat para dar andamento ao plano de paz promovido pelos Estados Unidos e com vistas a uma futura reconstrução e estabilização da Faixa de Gaza.
Essa medida representa a mais recente escalada na disputa diplomática entre os dois países, cujas relações vêm se deteriorando desde os ataques terroristas do Hamas em 7 de outubro de 2023 e a subsequente ofensiva das IDF na Faixa de Gaza.
*EFE
Leia também1 Zezé Di Camargo encontra Flávio e manda recado a Jair Bolsonaro
2 Pivô da fraude do INSS, Camisotti faz sua primeira delação
3 STF é questionado sobre Moraes ter viabilizado aborto até 9 meses
4 Jogador cristão responde a Luana Piovani: 'Nós a amamos também'
5 39º Fórum da Liberdade tem público recorde e presidenciáveis


















