Nepal diz que enchente repentina foi causada por terremoto
Tragédia deixou cerca de 100 mortos e quase mil desaparecidos
Pleno.News - 26/08/2026 12h35 | atualizado em 27/08/2026 12h44

O ministro das Relações Exteriores do Nepal, Shishir Khanal, atribuiu preliminarmente a um terremoto a causa da enchente que atingiu violentamente nesta quarta-feira (26) várias localidades ao norte do país, perto da fronteira com o Tibete, na China. De acordo com o ministro, o sismo teria provocado um grande deslizamento de terra que bloqueou o leito do rio Bhote Koshi.
– Um terremoto ocorreu às 8h37 de hoje (horário local, 23h52 de terça-feira de Brasília) e, devido a isso, aconteceu um grande deslizamento de terra que bloqueou o rio, o que parece ter causado a inundação – disse Khanal, durante uma reunião na Câmara dos Representantes em Katmandu, segundo informou o veículo local Ratopati.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou nesse horário um sismo de magnitude 4,4, com epicentro cerca de 77 quilômetros a noroeste da localidade nepalesa de Kodari e a uma profundidade de 10 quilômetros.




















O porta-voz da polícia do Nepal na província de Bagmati, Rajendra Prasad Dhamala, confirmou à Agência EFE que até o momento foram contabilizados 100 mortos, embora as autoridades advirtam que o número pode aumentar.
Segundo o Conselho de Turismo do Nepal (NTB), pelo menos mil pessoas figuram como desaparecidas após a enxurrada no distrito de Rasuwa, na província de Bagmati.
A massa de água chegou por volta das 9h15 (0h30 de Brasília) ao rio Bhote Koshi vinda da zona tibetana e atingiu com especial força as localidades de Timure, Rasuwagadhi e Syabrubesi, segundo fontes oficiais.
As inundações causaram ainda danos em estradas, mercados, povoados e obras hidrelétricas, além de obrigar a mobilização de helicópteros e equipes de segurança para os trabalhos de busca e resgate.
As autoridades continuam avaliando a extensão dos danos e tentando localizar as pessoas desaparecidas.
*EFE
Leia também1 Enchente repentina deixa mortos e desaparecidos no Nepal; vídeo
2 EUA suspendem agendamento de entrevistas para vistos
3 Canadá anuncia que retaliará EUA com tarifas de até 50%
4 EUA preparam maior revogação de vistos da história
5 Estados Unidos miram países que fazem negócios com Irã



















