Leia também:
X Mujica passará por endoscopia devido a espinha no esôfago

Navio dos EUA atira após barcos do Irã cercarem americanos

Navio de guerra americano disparou tiros de advertência após cerco feito por três embarcações da Guarda Revolucionária paramilitar do Irã

Pleno.News - 28/04/2021 08h00 | atualizado em 28/04/2021 09h31

Manobra de embarcações iranianas contra navios americanos Foto: Divulgação/Marinha dos EUA

O navio de guerra americano USS Firebolt disparou tiros de advertência após três embarcações da Guarda Revolucionária paramilitar do Irã chegarem a 62 metros de uma patrulha no Golfo Pérsico, informou a Marinha dos Estados Unidos nesta quarta-feira (28).

– As tripulações dos EUA emitiram vários avisos via rádio e dispositivos de alto-falante, mas as embarcações (da Guarda do Irã) continuaram suas manobras de curto alcance. A tripulação da Firebolt então disparou tiros de advertência, e as embarcações se afastaram para uma distância segura das embarcações dos EUA – disse Rebecca Rebarich, porta-voz da 5ª Frota do Oriente Médio.

O QUE MOTIVOU OS TIROS DE ADVERTÊNCIA
Um grupo de barcos do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã cercou dois navios da Guarda Costeira dos Estados Unidos no Golfo Pérsico, segundo oficiais da Marinha americana. Foi a primeira vez, em um ano, que ocorreu um incidente como esse. O fato aconteceu no início de abril, mas a Marinha dos EUA divulgou um vídeo do ocorrido na terça-feira (27).

Segundo as autoridades dos EUA, três barcos de ataque rápido e um outro, conhecido como Harth 55, cercaram os dois navios da Guarda Costeira americana que patrulhavam águas internacionais na porção sul do Golfo Pérsico.

O barco maior cruzou repetidamente na frente da proa dos dois navios dos EUA, o Monomoy e o Wrangell, chegando a cerca de 70 metros de distância, disseram as autoridades. Isso forçou o Wrangell a fazer manobras defensivas para evitar a colisão, segundo os oficiais da Marinha.

*Estadão

Leia também1 Barcos da Guarda Islâmica do Irã cercaram navios dos EUA
2 Tripulação segue presa no Ever Given e pode ficar anos no navio
3 Butanvac: Anvisa diz que dados para testes estão incompletos
4 Bretas manda devolver à União R$ 120 milhões da Lava Jato
5 Brasil chega aos 30 milhões de vacinados com a 1ª dose

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.