Leia também:
X Drones mataram sucessor de Bin Laden na Al-Qaeda, dizem EUA

Nancy Pelosi estaria a caminho de Taiwan; China faz ameaças

Chineses afirmam que os Estados Unidos poderão enfrentar "consequências desastrosas" caso insistam na viagem para a nação insular

Pleno.News - 02/08/2022 08h53 | atualizado em 02/08/2022 11h56

Presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi Foto: EFE/EPA/MICHAEL REYNOLDS

Os Estados Unidos poderão enfrentar “consequências desastrosas” caso contrariem a China em relação à viagem da presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, à Taiwan. O alerta foi feito pela porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês, Hua Chunying, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (2).

A porta-voz reiterou a oposição de Pequim quanto à visita de Pelosi à nação insular, a qual o Partido Comunista reivindica como parte de seu território.

– Não importa por qual motivo Pelosi vá para Taiwan, será uma aposta estúpida, perigosa e desnecessária. É difícil imaginar uma ação mais imprudente e provocativa – disse Hua.

A porta-voz se negou a comentar se a China poderia mobilizar tropas militares em oposição à viagem de Pelosi, apontando para o Ministério de Defesa da China como responsável por responder essas questões.

– Se o lado dos EUA julgar mal ou lidar mal com a situação através do Estreito, isso terá consequências desastrosas para a segurança, prosperidade e ordem da região de Taiwan e até do mundo – destacou a porta-voz.

Nancy Pelosi deixou a Malásia nesta terça e a expectativa é que chegue a Taiwan nas próximas horas, deflagrando tensões com a China. O avião com Pelosi deixou a base da força aérea malaia após uma breve parada que incluiu um almoço de negócios com o primeiro-ministro da Malásia, Ismail Sabri Yaakob, de acordo com uma autoridade que falou sob condição de anonimato.

Pelosi está numa turnê asiática esta semana que vem sendo observada de perto, após a China fazer repetidas ameaças por seus planos de visitar Taiwan. Não se sabe oficialmente o destino de Pelosi após a passagem pela Malásia, mas a mídia de Taiwan noticiou que ela chegará a ilha na noite de terça-feira (pelo horário local).

Caso seja confirmada a viagem, Pelosi será a funcionária do mais alto escalão do governo americano a visitar Taiwan em mais de 25 anos. Segundo fontes do United Daily News, Liberty Times e China Times, os três maiores jornais nacionais de Taiwan, Pelosi irá passar a noite na ilha.

*AE

Leia também1 Cármen Lúcia absolve homem que furtou pacotes de fraldas
2 Bolsonaro: "Não foi fácil lutar contra o lobby dos combustíveis"
3 Drones mataram sucessor de Bin Laden na Al-Qaeda, dizem EUA
4 Pablo Marçal declara ao TSE patrimônio de R$ 16,9 milhões
5 Jair Bolsonaro rebate humorista do Porta dos Fundos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.