Leia também:
X Crise na Argentina é resultado de más administrações, diz papa

Na Celac, presidente do Paraguai cita crise migratória da Venezuela

Mario Abdo Benitez destacou realidade que "não pode ser ignorada"

Pleno.News - 26/01/2023 11h26 | atualizado em 26/01/2023 11h34

Mario Abdo Benitez Foto: EFE/Matías Martín Campaya

Na última terça-feira (24), o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benitez, convocou os líderes que estavam na Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) a abordar a situação do deslocamento de venezuelanos, uma realidade que “não pode ser ignorada”.

Em seu discurso perante o plenário da Celac, em Buenos Aires, Benítez pediu um “diálogo sincero”. Ele lembrou que, “assim como preocupam” os atos de violência ocorridos no Peru e no Brasil, “também causa inquietação” o êxodo massivo da Venezuela.

– Não podemos olhar para o lado, quando mais de 7 milhões de venezuelanos deixaram suas casas pedindo refúgio – declarou o presidente paraguaio.

Essa foi sua última participação no fórum, uma vez que seu mandato termina este ano.

Benítez também lembrou que, segundo o ACNUR (agência da ONU para refugiados), a migração venezuelana é a segunda maior crise de deslocamento externo do mundo, depois da Síria.

O discurso do presidente foi transmitido nas redes sociais do Ministério das Relações Exteriores do Paraguai.

Os preparativos para a cúpula foram marcados por polêmicas na Argentina, depois que a oposição ao governo de Alberto Fernández denunciou as violações dos direitos humanos dos presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro; de Cuba, Miguel Díaz-Canel; e da Nicarágua, Daniel Ortega.

Por fim, dos três líderes, apenas Díaz-Canel participou do fórum, que aconteceu em meio a fortes medidas de segurança devido aos protestos de manifestantes.

Tanto Fernández quanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defenderam o fortalecimento da integração regional em um clima de diversidade e diálogo.

Abdo Benítez também quis “reforçar uma ideia” que, segundo disse, “deveria ser a pedra angular de qualquer processo integracionista”. Nesse sentido, ele destacou que “a democracia, como sistema de governo, embora comece com eleições livres, periódicas e transparentes, não termina aí”.

– O verdadeiro desafio é exercer o poder garantindo a pluralidade política, a dignidade humana, a liberdade de expressão, o respeito ao Estado de Direito, à separação e à independência dos poderes – completou.

Por fim, Benítez pediu que se estabeleça um “espaço sincero de integração e não de ingerência”, porque o Paraguai acredita em uma “integração na qual se respeite a democracia e se respeitem os direitos humanos”.

*EFE

Leia também1 Lula vai pedir exclusão de posts que considerar "desinformação"
2 Trump terá de volta suas contas no Facebook e Instagram
3 Moraes multa Telegram por não bloquear Nikolas Ferreira
4 Temer refuta Lula após ataques do petista: "Golpe de sorte"
5 Luis Lacalle Pou estraga a festa da esquerda autoritária na Celac

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.