Musk enfrentará ‘consequências’ se apoiar democratas, diz Trump
Magnata e o republicano romperam e trocaram farpas nas redes sociais
Pleno.News - 08/06/2025 14h58 | atualizado em 09/06/2025 16h22

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não está recuando de sua batalha contra o empresário americano Elon Musk. Neste sábado (7), Trump disse que não tem o desejo de reparar a relação entre eles e disse que o ex-aliado poderia enfrentar “consequências sérias” se tentar ajudar candidatos democratas nas próximas eleições.
Em entrevista à emissora americana NBC, Trump declarou que acredita que a relação entre ele e Musk acabou.
– Estou muito ocupado fazendo outras coisas. Eu ganhei uma eleição de forma esmagadora. Eu dei a ele muitas oportunidades, muito antes de isso acontecer, dei a ele oportunidades na minha primeira administração. Não tenho intenção de falar com ele – disse o republicano.
Durante a entrevista, o presidente americano disse que Musk pode ser prejudicado se apoiar candidatos democratas nas eleições de meio de mandato de 2026.
– Se ele fizer isso, terá que arcar com as consequências – disse Trump à NBC.
O conservador não disse quais seriam essas consequências. Os negócios de Musk possuem muitos contratos federais lucrativos.
RUPTURA
Como um grande contratante do governo, os negócios de Musk poderiam ser particularmente vulneráveis a retaliações. Trump já ameaçou cortar os contratos de Musk, chamando isso de uma maneira fácil de economizar dinheiro.
A ruptura entre o presidente e o homem mais rico do mundo começou esta semana com a crítica pública de Musk ao “grande e belo projeto de lei” que Trump quer aprovar no Congresso americano. Musk advertiu que o projeto de lei aumentará o déficit federal e chamou-o de “abominação nojenta”.
Após a oposição pública de Musk, o presidente americano criticou o empresário no Salão Oval na última quinta-feira (5) e os dois começaram a trocar ataques pessoais nas redes sociais.
Um dia depois da troca de ataques, o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, comentou o ocorrido em uma entrevista ao youtuber americano Theo Von.
Ele disse que Musk estava cometendo um “grande erro” ao atacar Trump, mas chamou-o de um cara “emocional” que estava frustrado.
– Espero que eventualmente Elon volte a se juntar a nós. Talvez isso não seja possível agora, porque ele se excedeu – disse Vance.
*Com informações AE
Leia também1 Elon Musk deleta post no qual relacionava Trump a caso Epstein
2 De aliados a desafetos: Como elo entre Trump e Musk se rompeu
3 Após hostilidades, Trump diz que está "tudo bem" entre ele e Musk
4 Musk acusa Trump de escândalo sexual e sugere impeachment
5 Trump reage após Musk atacar seu projeto fiscal: "Desapontado"