Leia também:
X Manifestantes a favor de Trump invadem sessão no Capitólio

Mulher é baleada durante invasão ao Congresso dos EUA

Imagens da rede MSNBC mostraram uma mulher ensanguentada sendo carregada em uma maca

Pleno.News - 06/01/2021 18h34 | atualizado em 07/01/2021 12h04

Mulher foi baleada durante invasão ao Congresso dos EUA Foto: EFE/EPA/JIM LO SCALZO

Pelo menos uma pessoa foi baleada durante a invasão do Congresso dos Estados Unidos por parte de apoiadores do presidente Donald Trump, confirmaram fontes dos serviços de emergência à imprensa americana.

Segundo fontes consultadas pela emissora CNN, uma mulher está em condição crítica após ter sido ferida por bala no peito, no início da invasão ao Capitólio, em Washington.

Imagens da MSNBC mostraram uma mulher sendo transportada em uma maca, enquanto sofria uma forte hemorragia logo após serem ouvidos gritos que alertavam sobre tiros dentro do Congresso. Ainda não está claro quem atirou na mulher.

Os apoiadores de Trump invadiram o plenário da Câmara dos Representantes, que havia sido evacuada, e confrontaram os agentes de segurança do Capitólio. Para driblar a polícia e entrar no edifício, diversos manifestantes quebraram janelas e abriram portas à força.

Os agentes policiais utilizaram gás lacrimogêneo nas escadas do edifício, mas dezenas de pessoas conseguiram entrar nos plenários da Câmara e do Senado, enquanto os congressistas eram retirados, assim como o vice-presidente Mike Pence.

Era Pence quem deveria presidir nesta quarta-feira (6) a sessão no Congresso que certificaria a vitória do democrata Joe Biden nas eleições, as quais Trump afirma que foram fraudulentas.

Durante a invasão, o presidente americano pediu que a manifestação fosse pacífica.

– Peço a todos que estão no Capitólio para que se mantenham pacíficos. Sem violência. Somos o partido da lei e da ordem. Respeitem a lei e nossos homens e mulheres de azul (policiais) – escreveu Trump, no Twitter.

Após cerca de uma hora de caos, centenas de manifestantes que estavam reunidos ao redor do Capitólio começaram a abandonar lentamente o local.

Todo o Distrito de Columbia permanecerá em toque de recolher. Várias unidades de reservistas da Guarda Nacional e agentes federais foram acionadas para garantir a segurança por lá.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Manifestantes a favor de Trump invadem sessão no Capitólio
2 Após ter pedido 'negado', Trump diz que Pence não teve coragem
3 Em apoio a Trump, grupo ergue cruz gigante nos EUA
4 Sessão para certificar vitória de Biden tem ameaça de bomba

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.