Leia também:
X Saiba quem é o suspeito de atirar e matar o ex-premiê do Japão

Morre José Eduardo dos Santos, ex-presidente da Angola

Ex-político de 79 anos estava internado, mas sua filha denunciou tentativa de homicídio

Monique Mello - 08/07/2022 11h47 | atualizado em 08/07/2022 12h05

José Eduardo dos Santos ex-presidente da Angola Foto: EFE/EPA/TIAGO PETINGA

O ex-presidente de Angola José Eduardo dos Santos morreu nesta sexta-feira (8) aos 79 anos em Barcelona, ​​Espanha. Ele foi chefe de Estado angolano de 1979 a 2017, tendo vencido uma guerra civil.

– O Executivo da República de Angola leva ao conhecimento da opinião pública nacional e internacional, com um sentimento de grande dor e consternação, o falecimento de Sua Excelência o ex-presidente da República, engenheiro José Eduardo dos Santos, ocorrido hoje às 11h10, após prolongada doença – informou a Presidência em comunicado.

A Presidência decretou ainda um luto oficial de cinco dias, a partir deste sábado (9). José Eduardo dos Santos estava internado em um hospital da Espanha desde 23 de junho, após uma parada cardíaca.

No início da semana, Tchizé dos Santos, uma das filhas do ex-político, chegou a denunciar uma suposta tentativa de assassinato do pai.

– A filha do ex-presidente de Angola José Eduardo dos Santos, que está hospitalizado na clínica Teknon de Barcelona em coma induzido, apresentou (…) uma denúncia para que se investigue a suposta prática do crime de tentativa de homicídio – informaram advogados que assessoram a filha do ex-presidente.

De acordo com Tchizé, sua madrasta e o médico seriam responsáveis pelo agravamento do estado de saúde do pai. Ela ainda pediu que o corpo do ex-chefe de Estado seja submetido a uma autópsia.

– O corpo do ex-presidente deve ser conservado e não deve ser entregue antes de passar por uma autópsia, por medo de que seja transferido para Angola – afirmou em nota enviada à agência de notícias AFP.

Leia também1 Ex-premiê do Japão Shinzo Abe morre após ser baleado
2 PF prende Colômbia, suspeito de mandar matar Dom e Bruno
3 Saiba quem é o suspeito de atirar e matar o ex-premiê do Japão
4 Bolsonaro decreta luto oficial de 3 dias pela morte de Shinzo Abe
5 Suspeito de lançar "bomba" de fezes em ato de Lula é autuado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.