Leia também:
X Submarino argentino pode ter sofrido explosão, diz Marinha

Mnangagwa assume a presidência do Zimbábue

Posse ocorreu nesta sexta-feira (24) em um estádio de futebol na capital do país, Harare, sem a presença do ex-ditador Robert Mugabe

Emerson Rocha - 24/11/2017 09h08 | atualizado em 24/11/2017 12h06

Emmerson Mnangagwa é o novo presidente do Zimbábue Foto: EFE/Kim Ludbrook

O ex-vice-presidente Emmerson Mnangagwa assumiu nesta sexta-feira (24) o cargo de presidente provisório do Zimbábue, em substituição a Robert Mugabe, depois de renunciar na terça-feira passada, como consequência da tomada do controle do país por parte dos militares. A posse aconteceu em um grande ato de ambiente festivo em um estádio da capital do país, Harare. Em meio a ovações do público presente, Mnangagwa prometeu que servirá ao país e à sua Constituição.

– Protegerei e promoverei os direitos do povo do Zimbábue, cumprirei meus deveres com toda minha força e com minhas melhores capacidades – declarou.

Após o discurso, os altos comandantes das forças de segurança do Estado juraram lealdade ao novo presidente. Alguns deles fizeram isso entre fortes vaias, como o chefe da polícia. A corporação é acusada de estar vinculada aos aliados políticos de Grace Mugabe, cuja ambição em chegar ao poder é assinalada como principal detonante da crise que acabou com a renúncia do seu marido após 37 anos de governo.

A cerimônia contou ainda com a presença de representantes internacionais, como o ministro de Telecomunicações da África do Sul e o presidente de Botsuana, Ian Khama. Também houve representação de outros países da região, como Zâmbia e Namíbia. Quem não compareceu foi Robert Mugabe, como já tinha prometido. Mas através do secretário de imprensa, ele garantiu “bons desejos e apoio” ao novo governante.

*Com informações da Agência EFE

LEIA TAMBÉM
+ Ditador do Zimbábue renuncia após 37 anos no poder
+ Submarino argentino pode ter sofrido explosão, diz Marinha
+ Uber diz que pagou para dados roubados não serem revelados

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.