Leia também:
X Lula chama Bolsonaro de “figura politicamente grotesca”

Milei compartilha matéria que diz que Maduro financiou Lula

"Muitas máscaras cairão", declarou o presidente da Argentina

Pleno.News - 17/10/2025 16h53 | atualizado em 17/10/2025 18h34

Lula e Javier Milei Foto: Ricardo Stuckert / PR

Nesta sexta-feira (17), o presidente da Argentina, Javier Milei, usou a rede social X para compartilhar uma reportagem sobre o ex-chefe da inteligência venezuelana, Hugo “El Pollo” Carvajal, ter dito à Justiça dos Estados Unidos que o regime de Nicolás Maduro usou fundos públicos para financiar ilegalmente movimentos e figuras políticas de esquerda durante 15 anos. Entre os beneficiados, estaria o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

– Muitas máscaras cairão – comentou Milei ao compartilhar a matéria do site UHN Plus.

El Pollo foi extraditado para os EUA em 2023 e tem colaborado com as autoridades estadunidenses a fim de obter redução de pena. Ele é acusado de tráfico de drogas e narcoterrorismo. Carvajal admitiu ser culpado em 25 de junho de crimes ligados ao Cartel dos Sóis, durante audiência em um tribunal de Nova Iorque.

Segundo as revelações de El Pollo feitas ao Departamento de Justiça dos EUA, o governo de Maduro teria usado recursos da petroleira estatal PDVSA para financiar os ex-presidentes do Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru e Honduras: Luiz Inácio Lula da Silva, Néstor Kirchner, Evo Morales, Fernando Lugo, Ollanta Humala e Manuel Zelaya. O atual presidente da Colômbia, Gustavo Petro, também teria sido beneficiado.

– Todos eles receberam dinheiro enviado pelo governo venezuelano – declarou o ex-general.

Além das figuras políticas, partidos como Podemos, na Espanha, e Movimento 5 Estrelas, na Itália, também teriam recebido os repasses. Segundo as informações, somente o Movimento 5 Estrelas recebeu 3,5 milhões de euros em espécie (R$ 22 milhões, na cotação atual). A ação teria sido aprovada por Maduro à época em que ele era ministro das Relações Exteriores.

Ainda conforme os relatos de El Pollo, a estratégia de apoio financeiro internacional continuou após Maduro assumir a presidência.

Leia também1 Maia: "Tarcísio foi contaminado pela agenda maluca bolsonarista"
2 Gleisi desautoriza Dirceu: 'Não cabe' comentar pena de Bolsonaro
3 Irmão de Lula critica CPMI do INSS: "Palco político"
4 Moraes autoriza Bolsonaro a fazer festa de 15 anos da filha em casa
5 Lula chama Bolsonaro de "figura politicamente grotesca"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.