Leia também:
X OMS: Variante Delta já atinge pelo menos 98 países

Mike Pompeo: “Nenhum partido matou mais que o PCC”

Ex-secretário de Estado comentou o centenário do Partido Comunista Chinês

Thamirys Andrade - 02/07/2021 13h44 | atualizado em 02/07/2021 14h03

Mike Pompeo, ex-secretário de Estado dos EUA Foto: EFE/Andre Pain

O ex-secretário de Estado do governo Trump, Mike Pompeo, manifestou-se sobre o centenário do Partido Comunista Chinês, completado na quinta-feira (1°). Por meio do Twitter, Pompeo lamentou um século de “campos de matança e genocídio”.

– Cem anos do PCC são um século de campos de matança e genocídio. Nenhum partido político matou mais pessoas do que o PCC – escreveu.

Em setembro do ano passado, enquanto ainda estava à frente da pasta da Secretaria de Estado, Pompeo descreveu os líderes da China como tiranos inclinados à hegemonia global e disse que o presidente Xi Jinping “não está destinado a tiranizar para dentro e fora da China para sempre, a menos que se permita”. De acordo com o republicano, “proteger liberdades, nossas liberdades, do Partido Comunista Chinês é a missão do nosso tempo.”

O PCC vem acumulando denúncias de censura, tirania, opressão, tortura, genocídio aos povos uigures étnicos e perseguição religiosa. Em discurso na quinta-feira (1°), na Praça da Paz Celestial, em Pequim, Xi Jinping disse que o povo chinês nunca permitirá que forças estrangeiras subjuguem seu país e que intimidadores terão suas cabeças esmagadas.

– Nunca intimidamos, aprisionamos ou subjugamos o povo de outro país e nunca o faremos. E nunca permitiremos que quaisquer forças externas nos intimidem, aprisionem ou subjuguem. […] Qualquer um que ouse tentar fazer isso terá sua cabeça esmagada contra a Grande Muralha de aço, forjada por mais de 1,4 bilhão de chineses – declarou Jinping diante de uma multidão de 70 mil pessoas.

Leia também1 OMS: Variante Delta já atinge pelo menos 98 países
2 Miami: Socorrista acha corpo da filha sob escombros de prédio
3 EUA suspendem pena de morte ordenada pela Justiça Federal
4 EUA retiram tropas da maior base aérea no Afeganistão
5 Maduro acusa diretor da CIA de conspirar contra a Venezuela

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.