Leia também:
X Morador de rua acha R$ 65 mil e dá a banco de alimentos

Mercosul se reúne em Brasília para discutir acordo com UE

Chanceleres pretendem analisar resultado das negociações entre ambos os grupos econômicos

Pleno.News - 05/12/2018 14h49

Representantes do Mercosul se reúnem em Brasília para definir acordo com a União Europeia Foto: Reprodução

Os chanceleres de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai têm uma reunião marcada em Brasília, nesta quinta-feira (6). O objetivo é chegar a um acordo sobre a relação entre Mercosul e União Europeia (UE). O encontro vai permitir uma análise do resultado das negociações entre ambos os grupos econômicos. A última rodada aconteceu entre 12 e 20 de novembro, em Bruxelas.

Várias dúvidas permeiam o encontro devido às condições impostas pelo presidente da França, Emmanuel Macron. Ele vai submeter o apoio às negociações de acordo com a posição adotada por Jair Bolsonaro no Acordo de Paris contra a Mudança Climática.

A equipe do presidente brasileiro eleito também disse que o Mercosul não está entre as maiores prioridades do governo. Entretanto, o presidente da Argentina, Mauricio Macri, acredita que Bolsonaro pretende avançar nas negociações entre Mercosul e UE.

O acordo entre UE e Mercosul é baseado nos pilares do diálogo político, cooperação e livre-comércio. Nos últimos dois anos, o processo ganhou fôlego e acredita-se que a assinatura definitiva esteja próxima. Mas as negociações continuam travadas por diferenças nos setores agropecuário, automotriz e lácteo, e questões de acesso a mercados, entre outros pontos.

Leia também1 Moro: "Funai pode permanecer no Ministério da Justiça"
2 Heleno, sobre processo contra Onyx: "Não é prejudicial"
3 Dallagnol diz que ex-diretor da Petrobras ocultou esquema

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.