Leia também:
X Rússia e Ucrânia devem voltar a negociar nesta quarta-feira

Mastercard e Visa bloqueiam uso de sistema por bancos russos

Medida ocorre devido às sanções econômicas aplicadas por países contra a Rússia

Pleno.News - 01/03/2022 18h41 | atualizado em 02/03/2022 10h34

Mastercard e Visa bloqueiam uso de sistema por bancos russos Foto: USP Imagens/Marcos Santos

Após a Rússia ter sido banida do Swift, maior sistema bancário global, a Visa e a Mastercard, duas das maiores operadores de cartão de crédito, informaram que bloquearam algumas atividades de seus sistemas de pagamento no país. A medida ocorre devido às sanções internacionais adotadas contra a Rússia por causa da invasão à Ucrânia.

O primeiro ataque da Rússia à Ucrânia ocorreu na madrugada do dia 24 de fevereiro. O anúncio da “operação militar no leste da Ucrânia” foi feito pelo presidente russo, Vladimir Putin, em um discurso transmitido na televisão. De acordo com ele, o objetivo era “proteger as pessoas que são submetidas a abusos, genocídio de Kiev durante oito anos”, e, para isso, ele buscaria “desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia e levar à Justiça aqueles que cometeram vários crimes sangrentos contra pessoas pacíficas, incluindo cidadãos russos”.

Em comunicado, a Mastercard afirmou que, “como resultado de exigências resultantes de sanções, nós bloqueamos diversas instituições financeiras de usar o sistema de pagamento da Mastercard. Nós vamos continuar a trabalhar com reguladores nos próximos dias para cumprirmos integralmente com nossas obrigações de conformidade à medida que elas evoluem”.

A Visa disse que está tomando uma medida “imediata” para garantir que as sanções seja cumpridas. Além disso, explicou que está “preparada para se adequar a outras que possam ser implementadas”.

Leia também1 Rússia e Ucrânia devem voltar a negociar nesta quarta-feira
2 Zelensky reage a ataque russo em torre de TV em Kiev
3 PCO e MBL brigam em frente a consulado russo e acabam na delegacia
4 Parlamento europeu aprova entrada da Ucrânia na UE
5 Federação retira Mundial masculino de vôlei da Rússia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.