María Corina: Venezuela “está perto de recuperar a liberdade”
Maior opositora do regime de Nicolás Maduro está otimista quanto ao futuro de seus país
Pleno.News - 17/10/2025 18h47 | atualizado em 22/10/2025 13h46

A líder opositora venezuelana María Corina Machado, Prêmio Nobel da Paz 2025, afirmou, nesta sexta-feira (17), que a Venezuela “está passando pelo momento mais decisivo de sua história contemporânea”, mas “cada dia mais perto de recuperar a liberdade e a democracia”.
Machado fez a declaração em um vídeo reproduzido na 81ª Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), que acontece até domingo (19) em Punta Cana, na República Dominicana.
Ela denunciou a censura e as represálias em seu país, uma situação que definiu como “extremamente grave”, já que a sociedade atual “se baseia na informação”.
– Os ditadores e os criminosos se esforçam como nunca para controlar a opinião pública. Eles não apenas censuram, fecham veículos de comunicação e perseguem jornalistas, mas também buscam criar uma realidade paralela e fictícia por meio de manobras de guerra psicológica e desinformação – acrescentou em seu discurso.
Para Corina, “a única maneira de derrubar esses regimes é com a pregação constante, tenaz e irrestrita da verdade. É absolutamente certo que a verdade nos tornará livres”.
– Foi com a verdade à frente que nós, venezuelanos, pudemos destruir esse labirinto de mentiras que o chavismo forjou, e é assim que hoje estamos desmontando seu aparato repressivo para transitar definitivamente para a verdade, a justiça e a paz – acrescentou.
*EFE
Leia também1 Milei compartilha matéria que diz que Maduro financiou Lula
2 Lula sai em defesa da Venezuela: "Povo dono do próprio nariz"
3 Maduro acusa gestão Trump de mandar CIA destruir Venezuela
4 PT sai em defesa da ditadura venezuelana e condena os EUA
5 Trump autoriza ações da CIA na Venezuela para derrubar Maduro



















