Leia também:
X Jornal: Assassino de Shinzo Abe “se vingava” de Reverendo Moon

Manifestantes tentam invadir sede do governo da Argentina

Protestos marcaram o Dia da Independência do país

Monique Mello - 10/07/2022 09h02 | atualizado em 11/07/2022 13h30

Manifestantes forçam o portão da Casa Rosada Foto: Reprodução/Vídeo Twitter

Milhares de pessoas se manifestaram nas ruas de Buenos Aires e de outras cidades da Argentina, neste sábado (9), em meio à celebração do Dia da Independência, com críticas ao governo em meio a dificuldades socioeconômicas.

Os manifestantes portavam cartazes e também panelas, vários deles carregavam a bandeira nacional, em meio a dúvidas sobre o acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), e com uma inflação que já acumula 30% até agora em 2022 e que, segundo analistas, poderia bater em 70% ao ano, além da escassez de dólares e da alta do preço da moeda norte-americana no mercado oficial e no paralelo.

Em Buenos Aires, aconteceram concentrações perto do Obelisco, na avenida 9 de Julio e na Plaza de Mayo, sob a consigna “Defendamos a República”. Houve participação de vários segmentos políticos, bem como uma forte presença da esquerda argentina, em uma semana marcada por enfrentamentos entre as distintas forças da coalizão governista. Também houve a presença de setores da oposição e de grupos de direita.

Em uma das imagens compartilhadas pela imprensa local, os manifestantes aparecem forçando o portão da Casa Rosada – sede do governo da Argentina-, em Buenos Aires, capital do país.

As manifestações na capital foram acompanhadas por atos em outras grandes cidades do país, como Mendoza, Córdoba, Santa Fé e Rosário, entre outras.

Em discurso pelo Dia da Independência, para marcar a data, o presidente Alberto Fernández pediu “unidade” e que diferentes facções trabalhem para isso.

– A história nos ensina que é um valor que devemos preservar nos momentos mais difíceis. Devemos trilhar o caminho para o equilíbrio fiscal e estabilizar a moeda – disse Fernández, acrescentando que o país precisa de responsabilidade econômica.

Em sua fala, Fernández também comentou que a inflação ocorre no mundo todo, porém “prejudica mais seriamente nossa economia, caracterizada por conviver com processos inflacionários persistentes”. O presidente disse que isso “torna mais complicada a distribuição justa da renda”.

*Com informações da AE

Leia também1 População do Sri Lanka invade casa do presidente, que foge
2 Primeiro-ministro do Sri Lanka renuncia após intensos protestos
3 Jornal: Assassino de Shinzo Abe "se vingava" de Reverendo Moon
4 Bolsonaro diz que acabou com a palavra corrupção: "É obrigação"
5 Biden se atrapalha ao ler teleprompter: "Repita a linha"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.