Leia também:
X Portugal: Trabalhador pode assinar o próprio atestado médico

Mais foguetes são disparados a partir de Gaza contra Israel

Novas rajadas ocorrem em meio a um novo aumento da tensão pela morte de um prisioneiro palestino

Pleno.News - 02/05/2023 17h23 | atualizado em 02/05/2023 18h20

Mais sete foguetes são disparados a partir de Gaza contra Israel Foto: EFE/EPA/ABIR SULTAN

Pelo menos sete foguetes foram lançados, na tarde desta terça-feira (2), a partir de Gaza em direção a Israel. As novas rajadas de tiros ocorrem em meio a um novo aumento da tensão regional depois da morte do prisioneiro palestino Jader Adnan.

Jader morreu após 86 dias de greve de fome.

A informação sobre os foguetes disparados por Gaza foi divulgada pelo Exército de Israel. Segundo comunicado, “recentemente, seis foguetes foram disparados da Faixa para o território israelense”, vários dos quais caíram na área da linha divisória e outros dentro do enclave costeiro palestino. Outro projétil fez soar alarmes em uma comunidade agrícola israelense e também impactou um campo aberto.

Após a morte na madrugada de Adnan, um membro da Jihad Islâmica Palestina (YIP) e o primeiro prisioneiro palestino a falecer em tais circunstâncias desde 1983, pelo menos 32 foguetes foram disparados em várias rajadas a partir de Gaza desde o início da manhã desta terça e seguiram durante todo o dia.

A Câmara de Operações Conjunta de Gaza, formada por facções armadas do enclave, incluindo os movimentos islâmicos Hamas e YIP, assumiu a responsabilidade pelo tiroteio em resposta à morte de Adnan e disse que realizaria mais lançamentos.

Pela manhã, a Jihad Islâmica, que tem forte presença militar em Gaza e é governada de fato pelo Hamas, advertiu Israel que “pagará o preço” pela morte de Adnan, o que também gerou protestos e a convocação de uma greve nos territórios palestinos ocupados.

Na tarde desta terça, após um primeiro lançamento de quatro foguetes pela manhã, milicianos palestinos dispararam outra rajada de mais de 20 projéteis contra Israel.

Alguns deles impactaram canteiros de obras na cidade israelense de Sderot e feriram três trabalhadores chineses, um dos quais ficou gravemente ferido e dois outros levemente feridos. Duas outras pessoas também sofreram ferimentos leves enquanto corriam em direção a abrigos antiaéreos quando as sirenes soaram, de acordo com os serviços de emergência israelenses.

Por sua vez, cinco palestinos ficaram feridos na cidade palestina de Beit Hanoun, no norte de Gaza, devido ao impacto de estilhaços de vários foguetes interceptados pelo sistema de defesa antiaérea Iron Dome, disseram à Agência EFE fontes do hospital da mesma cidade.

Até agora, Israel (que costuma responder militarmente a qualquer ataque de Gaza) não reagiu ao disparo de foguetes, embora tenha advertido que planeja algum tipo de retaliação.

– Estamos analisando a situação no terreno e calculando como será nossa resposta – disse um oficial do Exército israelense.

Por sua vez, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, se reuniu com o aparato de Defesa para avaliar a situação e possíveis ações.

Nos últimos anos, houve vários aumentos da violência em vários graus entre Israel e as milícias de Gaza.

Em maio de 2021, uma escalada bélica de 11 dias deixou 260 palestinos mortos e 13 pessoas do lado israelense.

Por sua vez, em agosto do ano passado houve três dias de intensa troca de tiros entre Jihad Islâmica e Israel que deixou cerca de 50 mortos em Gaza.

*EFE

Leia também1 Portugal: Trabalhador pode assinar o próprio atestado médico
2 Adolescente morre por overdose de antialérgico após desafio
3 7 corpos são achados em busca por adolescentes desaparecidas
4 Noiva morre em acidente logo após cerimônia; noivo fica ferido
5 Bíblia é rasgada durante evento satânico nos EUA

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.