Leia também:
X Arthur Virgílio, do PSDB, declara apoio a Bolsonaro e critica Lula

Maduro fala em erradicar “completamente” a pobreza

Declarações foram dadas, nesta segunda-feira, por meio das redes sociais

Pleno.News - 17/10/2022 16h03 | atualizado em 17/10/2022 16h24

Nicolás Maduro Foto: EFE/ Miguel Gutiérrez

Nesta segunda-feira (17), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, se comprometeu a eliminar “completamente” a miséria na Venezuela para, desta maneira, “construir uma sociedade de iguais”. A declaração se deu por ocasião do Dia Internacional para Erradicação da Pobreza.

– Na Revolução, acabar com a pobreza foi uma prioridade para o Estado. Em meio à investida do imperialismo, continuamos a servir o povo e nossa meta é erradicar completamente a miséria para construir uma sociedade de iguais. Vamos conseguir! – escreveu o chefe de Estado venezuelano, no Twitter.

A Venezuela não divulga cifras oficiais sobre a pobreza desde 2019, quando o número de pobres por necessidades básicas insatisfeitas (incluindo moradia inadequada e sem serviços básicos) era de 17%, enquanto o de pessoas na extrema pobreza era de 4%, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Além disso, a entidade não publica números sobre a pobreza em relação à renda desde 2015, dois anos antes de os salários começarem a perder rapidamente o poder de compra como resultado da hiperinflação, que começou em 2017.

No entanto, uma medição realizada em 2021 pela Universidade Católica Andrés Bello (UCAB) revelou que o país, que neste ano acumulou o maior crescimento econômico de sua história recente, tem nove em cada dez de seus habitantes na pobreza.

Especialistas esperam que essa estimativa melhore um pouco este ano, mas sem grandes avanços, uma vez que ainda estão presentes múltiplos fatores que preveem a continuidade de privações para a maioria da população.

*EFE

Leia também1 Mais de 40 estações de rádio são fechadas na Venezuela
2 Partido Comunista se reúne para elevar Xi Jinping a líder vitalício
3 Nicarágua: Padre diz que outro religioso foi detido em Manágua
4 Fernández: País terá 3 anos consecutivos de crescimento
5 Ativistas jogam sopa de tomate em quadro de Van Gogh

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.