Leia também:
X Trump diz que nunca esquecerá “inação” da Otan sobre o Irã

Maduro retorna a tribunal dos EUA para contestar acusações

Defesa afirma que Estados Unidos estão violando direitos constitucionais do ex-ditador

Pleno.News - 26/03/2026 10h16 | atualizado em 26/03/2026 11h16

Maduro e esposa durante transferência para tribunal em janeiro Foto: EFE/EPA/Stringer

O ex-presidente venezuelano Nicolás Maduro retorna, nesta quinta-feira (26), a um tribunal de Nova Iorque, enquanto busca anular sua acusação de tráfico de drogas devido a uma disputa geopolítica sobre honorários advocatícios. O advogado de Maduro argumenta que os Estados Unidos estão violando os direitos constitucionais do líder deposto ao bloquear fundos do governo venezuelano de serem usados para pagar seus custos legais.

É a primeira vez que Maduro e sua esposa, Cilia Flores, estarão no tribunal desde a acusação em janeiro, na qual ele protestou contra sua captura pelas forças militares dos EUA e declarou:

– Não sou culpado. Sou um homem decente, o presidente constitucional do meu país.

Flores também se declarou inocente. Ambos permanecem presos em um centro de detenção no Brooklyn, e nenhum pediu para ser liberado sob fiança. O juiz Alvin Hellerstein ainda não definiu uma data para o julgamento, embora isso possa acontecer na audiência.

Maduro e Flores continuam a ter algum apoio na Venezuela, com murais e outdoors pela capital, Caracas, exigindo seu retorno. Mas enquanto o partido governante de Maduro permanece no poder, ele tem sido lentamente apagado do governo de Delcy Rodríguez, a presidente interina da Venezuela.

A Venezuela restabeleceu relações diplomáticas com os EUA, que em 2019 cortaram laços com o governo de Maduro e reconheceram o então chefe da Assembleia Nacional, um membro da oposição, como o líder legítimo do país. Os EUA aliviaram as sanções econômicas sobre a crucial indústria petrolífera da Venezuela e também enviaram um encarregado de negócios para Caracas.

*AE

Leia também1 Trump diz que nunca esquecerá "inação" da Otan sobre o Irã
2 Nos EUA, Justiça condena Meta e Google por vício em redes sociais
3 Trump e Flávio Bolsonaro são aguardados no CPAC EUA
4 Donald Trump relata que terá reunião com presidente da China
5 ONU diz que guerra está fora de controle e pode se espalhar

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.