Leia também:
X Escritor critica revisionismo guiado pelo politicamente correto: “Censura”

Maduro deve vir ao Brasil para encontro na próxima semana

Ditador venezuelano estaria no Brasil em janeiro, mas acabou cancelando viagem

Paulo Moura - 27/05/2023 12h05 | atualizado em 29/05/2023 18h21

Nicolás Maduro Foto: EFE/ Miguel Gutiérrez

Após as idas e vindas sobre a viagem – que acabou não se confirmando – do ditador venezuelano Nicolás Maduro ao Brasil para a posse de Lula (PT), no dia 1° de janeiro deste ano, o chefe de Estado do país vizinho deve vir ao Brasil na próxima semana. A visita de Maduro ao país deve ocorrer em razão da Reunião de Presidentes dos Países da América do Sul, que ocorrerá na próxima terça-feira (30) em Brasília.

Caso o ditador venezuelano desembarque no país, esta será a primeira vez que ele vem ao Brasil depois de ter sido proibido pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em 2019, a administração federal editou uma portaria que vetava a entrada de Maduro e seus auxiliares em território brasileiro. A medida foi derrubada pelo próprio governo Bolsonaro no dia 30 de dezembro de 2022.

Diante da revogação, chegou a ser cogitada a vinda de Maduro ao Brasil para a posse do petista, mas ela acabou não se concretizando e o governo venezuelano cancelou a viagem. Em janeiro, quando Lula esteve em Buenos Aires, uma reunião entre o petista e Maduro também chegou a ser marcada, mas o presidente venezuelano também cancelou a viagem à Argentina.

Em seu terceiro governo, Lula retomou as relações entre o Brasil e a Venezuela. O assessor especial da presidência para assuntos internacionais, o ex-chanceler Celso Amorim, visitou Caracas em março e chegou a se reunir com Maduro. Na ocasião, o representante do governo brasileiro também teve encontros com integrantes da oposição.

Leia também1 Lula deve receber Maduro no final do mês, diz colunista
2 Após críticas, Porchat recua de opinião sobre o caso Leo Lins
3 Justiça proíbe Tarcísio de mudar nome da estação Paulo Freire
4 Bolsonaro diz que CPMI do 8/1 é movimento importante
5 Nicolás Maduro afirma que "o capitalismo destruiu o planeta"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.