Maduro celebra “democracia” na eleição da Argentina
Presidente da Venezuela parabenizou Alberto Fernández e Cristina Kirchner
Gabriela Doria - 28/10/2019 14h44 | atualizado em 28/10/2019 15h15

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, parabenizou Alberto Fernández e a candidata a vice, Cristina Kirchner, pela vitória sobre Mauricio Macri nas eleições presidenciais da Argentina neste domingo (27).
O peronista e líder da Frente de Todos foi eleito presidente no primeiro turno, com 48,01% dos votos, à frente do atual governante, que obteve 40,45%, com 95,88% da apuração concluída.
De acordo com o sistema eleitoral argentino, um candidato será eleito no primeiro turno caso obtenha 45% dos votos ou mais de 40% e dez pontos de vantagem sobre o segundo colocado.
– Felicitações ao heroico povo argentino! Em um exercício histórico democrático, derrotaram o neoliberalismo do FMI (Fundo Monetário Internacional) – escreveu Maduro no Twitter.
O presidente venezuelano destacou que “a contundente vitória de Alberto Fernández e Cristina Fernández abre o horizonte de esperança para um futuro melhor para a Argentina”.
O governo de Maduro, que sempre considerou a ex-presidente Cristina Fernández uma aliada, também expressou em comunicado a intenção de “retomar o caminho das relações de respeito mútuo, cooperação integral e trabalho conjunto com as novas autoridades” na Argentina, a fim de “fortalecer os mecanismos de integração da América Latina e do Caribe”.
Após vencer as eleições, Alberto Fernández convocou a união de “todos os argentinos” em seu projeto para enfrentar a crise econômica.
*Com informações da agência EFE
Leia também1 Fernández e Cristina Kirchner vencem eleição na Argentina
2 Quem é Alberto Fernández, eleito presidente da Argentina
3 Bolsonaro lamenta eleição na Argentina: "Escolheram mal"