Leia também:
X Território da Ucrânia é atingido por segunda onda de mísseis

Macron pede reunião da Otan para discutir invasão à Ucrânia

Presidente francês falou por telefone nesta manhã com o presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky

Pleno.News - 24/02/2022 09h18 | atualizado em 24/02/2022 10h36

Presidente da França, Emmanuel Macron Foto: EFE/EPA/LUDOVIC MARIN

Nesta quinta-feira (24), o presidente da França, Emmanuel Macron, solicitou a realização urgente de reunião entre os países que integram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), para discutir a invasão da Rússia à Ucrânia.

– O presidente deseja a celebração de uma cúpula da Otan o mais rápido possível – indicaram fontes do Palácio do Eliseu.

As fontes se manifestaram logo depois de um encontro do chefe de Estado com o Conselho de Defesa e Segurança Nacional francês. Na reunião, também estiveram o primeiro-ministro da França, Jean Castex, além dos ministros das Relações Exteriores, da Defesa, da Economia e do Interior do país.

O Palácio do Eliseu não confirmou se Macron fará algum tipo de pronunciamento ainda nesta quinta, o que chegou a ser veiculado pela emissora local de televisão BFMTV.

A previsão é de que, às 11h (de Brasília) desta quinta-feira, o presidente da França participe de uma reunião por videoconferência entre líderes do G7, antes do seu deslocamento para Bruxelas, na Bélgica, onde estará na cúpula da União Europeia, convocada ontem.

Pela manhã, o chefe de Estado francês condenou “firmemente” a intervenção militar russa na Ucrânia, que classificou como “guerra”. Além disso, Macron pediu que Moscou suspenda “imediatamente” as ações.

O presidente francês falou por telefone nesta manhã com o presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, reafirmando o apoio da população do país que lidera e a vontade de defender a integridade territorial da antiga república soviética.

*EFE

Leia também1 Jogadores brasileiros pedem ajuda para deixar a Ucrânia
2 Após ataque, petróleo passa de 100 dólares pela 1ª vez em 7 anos
3 Após ataque russo, presidente da Ucrânia decreta lei marcial
4 Vladimir Putin: Quem tentar interferir sofrerá consequências
5 Putin anuncia início de operação militar, e Rússia ataca Ucrânia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.