Leia também:
X Musk sugere transformação do Twitter em um superaplicativo

Macron convida presidente da Argentina para Fórum da Paz

Evento acontecerá em novembro

Pleno.News - 06/10/2022 09h09 | atualizado em 06/10/2022 12h25

Emmanuel Macron, presidente da França Foto: EFE/EPA/CHRISTOPHE PETIT TESSON / POOL

O presidente da França, Emmanuel Macron, convidou o presidente da Argentina, Alberto Fernández, para o Fórum da Paz de Paris, segundo informaram fontes oficiais nesta quarta-feira (5). O evento será realizado nos dias 11 e 12 de novembro.

Por meio de uma carta divulgada pela presidência argentina, o presidente francês destacou que a quinta edição do fórum permitirá a formação de “um novo contrato de cooperação [para], juntos, defender a paz”.

– À medida que a guerra na Ucrânia põe à prova nosso sistema multilateral, expõe nossas interdependências e enfraquece nossos sistemas energético, alimentar e econômico, precisamos mais do que nunca fortalecer nosso marco de governança global em torno dos valores de unidade e solidariedade – observou Macron.

O presidente francês afirmou ainda que o fórum vai permitir intensificar a cooperação internacional para “mitigar” as consequências socioeconômicas da crise resultante da pandemia de Covid-19 e da guerra na Ucrânia.

– O Fórum da Paz de Paris oferece um valioso marco para o diálogo, dada sua capacidade de reunir atores extremamente diversos em questões estruturantes. Trata-se de uma etapa fundamental no multilateralismo de ação que desejo ansiosamente – considerou.

Além disso, segundo ressaltou Macron, o encontro em Paris “vai destacar iniciativas transnacionais” e “exemplos de resiliência e inovação de vários atores, públicos e privados, provenientes de todos os continentes”.

– Gostaria que você pudesse participar dos debates e trabalhos políticos desta quinta edição do Fórum, a convite de seu presidente, Pascal Lamy – disse Macron.

Ele se reuniu com Fernández no mês passado, no âmbito da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Macron também informou ao presidente argentino que, caso ele viaje a Paris, seria uma “honra” recebê-lo no Palácio do Eliseu por ocasião de um jantar marcado para 11 de novembro.

*EFE

Leia também1 Ataque a tiros em creche na Tailândia deixa 34 mortos
2 Musk sugere transformação do Twitter em um superaplicativo
3 Coldplay adia shows no Brasil após "grave infecção pulmonar"
4 Zelensky e Musk discutem em rede social após 'plano de paz'
5 Coreia do Norte lança míssil que sobrevoou norte do Japão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.