Leia também:
X Johnson & Johnson deverá pagar US$ 572 mil por mortes

Macron chamou primeira-dama australiana de ‘deliciosa’

Episódio aconteceu em 2018 durante um encontro entre França e Austrália

Camille Dornelles - 27/08/2019 11h01 | atualizado em 27/08/2019 11h44

Em meio aos embates entre os presidentes Jair Bolsonaro e Emmanuel Macron, uma história foi relembrada nas redes sociais. Sob a tag #EnsaioSobreaPolitica, ressurgiu o dia em que Macron chamou a esposa do então premiê australiano Malcolm Turnbull de “deliciosa”.

A gafe aconteceu durante um encontro dos dois em maio de 2018 em Sydney, na Austrália. Francês, Macron agradeceu ao primeiro-casal em um discurso em inglês.

– Gostaria de agradecer por sua hsopitalidade. Obrigado a você e a sua deliciosa esposa por sua calorosa recepção – declarou.

O caso não foi explicado. A hipótese mais aceita foi a de que Macron errou a tradução da palavra francesa delicieux, que expressa tanto “deliciosa” quanto “encantadora”. Mas outras versões foram levantadas na época.

Representantes da comunidade francesa na Austrália afirmaram que ele fez uma menção à culinária local. Outros declararam que seriam uma “retaliação” pelos comentários do norte-americano Donald Trump sobre Brigitte Macron em 2017, quando ele a chamou de “linda” e “em ótima forma”.

Leia também1 Fátima Bernardes dá indireta ao elogiar Brigitte Macron
2 Gretchen pede desculpas a Macron e elogia Brigitte
3 Macron responde Bolsonaro por zombar de sua esposa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.