Leia também:
X Israel adverte: “Inimigo pagará alto preço se ousar nos atacar”

Lula viaja para o Chile em meio à crise política na Venezuela

Os presidentes têm posições diferentes sobre o assunto

Leiliane Lopes - 04/08/2024 18h49 | atualizado em 05/08/2024 16h25

Lula e Gabriel Boric Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou para o Chile neste domingo (4), por volta das 17h, e deve chegar a Santiago às 20h, segundo informações oficiais. O petista será recebido pelo presidente chileno, Gabriel Boric, em meio ao conflito na Venezuela.

Enquanto Boric se pronunciou contra a reeleição de Maduro e exigiu a divulgação das atas para provar o verdadeiro vencedor, Lula mantém seu bom relacionamento com o ditador venezuelano.

Boric, que é de esquerda, escreveu na rede social X que o regime de Maduro deve “compreender que os resultados que publica são difíceis de acreditar”. Na mensagem, ele defende ainda que haja “transparência das atas e do processo” eleitoral.

– A comunidade internacional e especialmente o povo venezuelano, incluindo os milhões de venezuelanos no exílio, exigem total transparência das atas e do processo, e que observadores internacionais não comprometidos com o governo prestem contas pela veracidade dos resultados. Do Chile não reconheceremos nenhum resultado que não seja verificável – afirmou.

A posição do governo na questão eleitoral do país controlado pelo regime bolivariano fez com que a embaixada do país em Caracas fosse fechada por ordem da Presidência. Além do Chile, as embaixadas da Argentina, Costa Rica, Panamá, Peru, República Dominicana e Uruguai também foram fechadas.

Leia também1 Israel adverte: "Inimigo pagará alto preço se ousar nos atacar"
2 Vila Olímpica: Medalhista italiano dorme na praça pra fugir de calor
3 Zezé Di Camargo deseja manter distância de Lulu Santos
4 Búlgara protesta contra lutadora reprovada em teste de gênero
5 Jornalista Dayana Krays é presa ao cobrir protestos contra Maduro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.