Leia também:
X Lula telefona para Trump e fala sobre tarifas e crime organizado

Lula sugere a Trump que “tome um trago” com Xi Jinping e Putin

Petista deu detalhes sobre a ligação ao presidente dos EUA

Pleno.News - 22/08/2026 09h22 | atualizado em 25/08/2026 16h30

Lula sugere encontro entre Trump, Xi Jinping e Putin Fotos: Ricardo Stuckert, Maxim Shipenkov e Aaron Schwartz (EFE/EPA)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) detalhou sua ligação com o mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta sexta-feira (21). Ele falou em discurso durante o ato de lançamento da campanha de Patrus Ananias (PT) ao governo de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Lula disse que sugeriu ao presidente norte-americano um encontro amigável entre ele e os líderes da China e da Russia, em sua mansão em Mar-a-Lago, na Flórida.

— Falei: “Trump, em setembro tem a reunião da [Assembleia Geral da] ONU. Convida o Xi Jinping e convida o Putin na tua casa. Convida os caras para tua casa, toma um trago e vamos tentar encontrar um jeito de fazer paz” — sugeriu.

Ainda durante a ligação, o petista disse ter rebatido a fundamentação do governo norte-americano para impor um novo tarifaço às exportações brasileiras para o país.

— Eu comecei a dizer para ele: “Presidente Trump, a taxação que vocês fizeram ao Brasil é não só irreal, como ela foi feita com base na mentira. Você disse que tinha desmatamento no Brasil e nós temos o menor desmatamento da história. Você disse que tinha trabalho escravo e nós combatemos o trabalho escravo” — declarou o petista.

Segundo Lula, Trump reconheceu as informações e pediu que o representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, marcasse uma reunião com o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, já na próxima semana.

O petista afirmou que reiterou ao republicano sua disposição em combater o crime organizado conjuntamente com o governo norte-americano, mas sem que haja interferência no Brasil.

— “Ô, Trump, se você quer combater o crime organizado, vamos combater. A Polícia Federal quer combater o crime organizado. Nós queremos prender esses bandidos. Agora, nós queremos trabalhar juntos. O que nós não queremos é interferência no Brasil” — relatou o presidente.

Também participaram do evento a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja; o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB); o candidato a vice-governador na chapa petista, Jarbas Soares Júnior (PSB); e as candidatas ao Senado, Marília Campos (PT) e Áurea Carolina (PSOL).

*Com informações AE

Leia também1 Lula para Trump: Taxa ao Brasil é irreal e com base em mentira
2 Polícia investiga ranking sexual de alunas em universidade de SP
3 Datafolha: Tarcísio lidera com 45% contra 27% de Haddad
4 Marcola teria pedido presente de 100 mil euros à lobista de Lulinha
5 Moraes tira aposentadoria de Silvinei Vasques

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.