Leia também:
X Tensão: China sobrevoa próximo a Taiwan e repudia ação dos EUA

Lula se reúne com presidente da Argentina na próxima semana

Chefes de Estado devem discutir cooperação comercial em encontro no dia 2 de maio

Pleno.News - 29/04/2023 11h09 | atualizado em 02/05/2023 17h02

Lula e Alberto Fernández Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, viajará ao Brasil na próxima terça-feira (2) para discutir questões de cooperação comercial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo confirmaram fontes oficiais à Agência EFE nesta sexta-feira (28).

A reunião de trabalho deve abordar a agenda bilateral, como a evolução do comércio e o progresso na implementação dos acordos de cooperação assinados nos últimos meses. A reunião presencial vai dar continuidade à conversa por telefone que Lula e Fernández tiveram nesta semana sobre o comércio bilateral e a implementação de acordos.

O Brasil é o principal parceiro comercial da Argentina, que está interessada em mecanismos de compensação financeira para os vínculos comerciais, como o swap cambial que mantém com a China, especialmente nestes dias em que está sofrendo incertezas cambiais como resultado da escassez de moeda estrangeira.

Durante a conversa por telefone, os presidentes revisaram os acordos de cooperação mútua assinados em 23 de janeiro – quando Lula visitou a Casa Rosada, sede do governo argentino – nas áreas econômica e financeira, de defesa, saúde e ciência, tecnologia e inovação, como parte do relançamento da aliança estratégica entre os dois.

Ao mesmo tempo, o ministro da Economia argentino, Sergio Massa, se reuniu nesta sexta com empresários – principalmente do setor automotivo – “para acelerar” as importações e exportações com o Brasil e “trabalhar para consolidar” a relação comercial entre os dois países, segundo porta-vozes.

*EFE

Leia também1 Após "desconvite" a Fávaro, BB vai tirar patrocínio da Agrishow
2 Abin alertou para risco contra prédios públicos e autoridades
3 Polícia de SP confirma morte de atropelado por roubo de celular
4 Moraes estipula 48h para DF avaliar transferência de Torres
5 Em março, contas do governo têm rombo de R$ 7,1 bilhões

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.