Lula se oferece a Trump para mediação com o ditador Maduro
"O Brasil estará sempre disposto", disse o ministro Mauro Vieira
Pleno.News - 26/10/2025 11h46 | atualizado em 27/10/2025 11h35

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou, neste domingo (26), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se prontificou a atuar como um interlocutor entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro.
Na reunião com Trump na Malásia, o líder norte-americano disse que a relação com o Brasil é importante.
– O presidente Lula levantou o tema e disse que a América Latina e a América do Sul, especificamente, é uma região de paz e ele se prontificou a ser um contato, um interlocutor, como já foi no passado, com a Venezuela, para se buscar soluções que sejam mutuamente aceitáveis e corretas entre os dois países. O Brasil estará sempre disposto a atuar como um elemento de promoção da paz e do entendimento – afirmou Vieira.
Os EUA e a Venezuela estão em crise após Trump fazer ataques contra navios venezuelanos sob o argumento de combate ao narcotráfico internacional. Segundo a rede de notícias CNN, a Casa Branca está avaliando atacar instalações de produção de cocaína e rotas do tráfico de drogas dentro do território venezuelano.
O governo americano também cogita realizar uma abordagem diplomática.
*AE
Leia também1 Maduro apela em inglês para que não haja guerra: "No crazy war"
2 Trump se reúne com Lula e diz ser possível fazer acordo com Brasil
3 Trump envia maior porta-aviões do mundo à América do Sul
4 Nicolás Maduro anuncia novos exercícios militares na Venezuela
5 Trump: "China usa Venezuela para contrabandear fentanil"



















