Leia também:
X Ditador Ortega expulsa freiras do país e confisca mosteiro

Lula quer discutir no G20 como cuidar de plataformas digitais

Petista disse que plataformas "não têm nenhuma responsabilidade com fake news"

Pleno.News - 16/04/2023 15h54 | atualizado em 17/04/2023 12h24

Lula cancela almoço com generais do Exército nesta segunda-feira
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), declarou neste domingo (16) em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, que quer discutir no G20 medidas para acabar com, segundo ele, “a transmissão de ódio” nas redes sociais. A declaração foi dada pelo petista durante uma conversa com jornalistas no fim da visita ao Oriente.

– Precisamos discutir no G20 como é que a gente vai cuidar das plataformas digitais, que não têm nenhuma responsabilidade com fake news, com a transmissão de ódio, com verdadeiras práticas terroristas através de uma rede digital, que de social tem muito pouco hoje – disse Lula.

A próxima cúpula de chefes de Estado e de governo do G20 será realizada nos dias 9 e 10 de setembro em Nova Délhi, na Índia. O presidente mencionou esse assunto depois de comentar os ataques mortais ocorridos no último mês em escolas e creches no Brasil.

Atualmente, o governo brasileiro tem insistido em associar a proliferação de ataques e ameaças a centros educativos à circulação de discursos de ódio nas redes sociais, razão pela qual decidiu endurecer as regras que regem a atividade dessas plataformas.

O governo Lula também ordenou à Polícia Federal que investigue a atuação de grupos “nazistas e neonazistas” que também são suspeitos de estar por trás de alguns desses ataques e que aparentemente se articulam por meio das redes sociais. Paralelamente, o Congresso também discute um projeto de lei para regulamentar as redes sociais.

*EFE

Leia também1 EUA veem tom de antagonismo ao país em falas recentes de Lula
2 Lula acusa os EUA e a Europa de prolongarem guerra na Ucrânia
3 Lula está brincando ou vive em Nárnia, diz Rogério Marinho
4 Escolhido de Lula para comandar Exército recebeu R$ 770 mil
5 Amoêdo descreve fala de Lula sobre Ucrânia como "absurda"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.