Lula diz que Marco Rubio ligou para ministro Mauro Vieira
Petista, porém, não detalhou qual foi o teor da conversa entre os representantes dos EUA e do Brasil
Paulo Moura - 09/10/2025 10h03 | atualizado em 09/10/2025 10h26

Em meio às negociações sobre as tarifas aplicadas contra o Brasil pelo presidente norte-americano Donald Trump, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (9), que o secretário de Estado da gestão americana, Marco Rubio, telefonou para o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, nesta quarta (8). A declaração foi feita durante uma entrevista do petista à Rádio Piatã, da Bahia.
– Ontem [quarta, 8] o secretário de Estado Marco Rubio ligou para o meu ministro Mauro Vieira. Talvez as conversas comecem a partir de agora. Vamos ver se conseguimos nos acertar. O Brasil não quer briga com os Estados Unidos – disse Lula, sem detalhar o teor da ligação.
A ligação ocorre dois dias depois do contato telefônico entre Lula e o presidente americano, Donald Trump, realizado na última segunda (7). Rubio foi designado por Trump para conduzir as negociações com Vieira, com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
A ligação da última segunda-feira foi o primeiro diálogo direto entre os dois desde o retorno de Trump à Casa Branca. Segundo Lula, o líder americano foi gentil durante o contato.
– Eu disse: “Presidente, precisamos nos tratar sem liturgia, você me chama de você, eu chamo você de você. Somos dois senhores de 80 anos, presidimos as duas maiores democracias do ocidente, e precisamos passar para o resto do mundo cordialidade, harmonia e não discórdia e briga – declarou.
Leia também1 Trump diz que acordo entre Israel e Hamas levará paz ao Oriente
2 Genial/Quaest: 56% são contra reeleição de Lula em 2026
3 Conselho de Ética rejeita pedido de cassação contra Janones
4 Líder do PCO defende Hamas: "Não faríamos nada de diferente"
5 Auxílio: 177 mil famílias devem devolver valores indevidos


















