Leia também:
X Finlândia pagará viagem para pessoas estudarem felicidade

Lula deve visitar fábrica da Huawei e gerar clima com EUA

Empresa chinesa é considerada um risco de segurança pelas autoridades estadunidenses

Paulo Moura - 23/03/2023 13h15 | atualizado em 23/03/2023 14h04

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva Foto: PR/Ricardo Stuckert

Uma das agendas previstas na viagem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará à China na próxima semana é uma visita à fábrica da gigante de tecnologia Huawei. No entanto, caso o compromisso se concretize, um mal-estar pode ser criado com outro importante parceiro do Brasil: os Estados Unidos. O motivo é a relação que o país possui com a empresa.

Desde 2021, a Huawei é considerada um risco de segurança pelas autoridades estadunidenses por suspeita de usar seus equipamentos para espionagem. De acordo com o jornal O Globo, a visita de Lula à empresa surgiu a partir de um convite da própria companhia, que está presente há mais de 20 anos no Brasil.

Para alguns especialistas em relações internacionais, a ida de Lula à empresa poderia soar como uma “provocação” ao governo norte-americano e causar uma impressão “negativa” nas autoridades dos Estados Unidos.

– Visitar a Huawei pode gerar uma percepção negativa nos EUA, no governo Biden e no Congresso americano. Acho uma provocação desnecessária – afirmou Eduardo Viola, professor de Relações Internacionais do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) ao jornal O Globo.

Ainda de acordo com Viola, o Brasil precisa “ser sensível” com as preocupações tanto de China quanto de Estados Unidos, já que os dois países possuem vínculos importantes com o Brasil.

– Nesta nova Guerra Fria, em termos de valores, porque estamos falando, também, de um confronto entre democracias e autocracias, o Brasil está mais próximo dos EUA e da Europa. Mas, do ponto de vista comercial, temos um vínculo forte, e uma dependência da China – completou.

Leia também1 Sonho realizado: Mulher ganha festa de debutante aos 69 anos
2 Hang vai receber título negado a Gilberto Gil em Florianópolis
3 Nova música de Maria Marçal bate 500 mil views no YouTube
4 Gisele Bündchen desabafa sobre separação: 'Morte do meu sonho'
5 Finlândia pagará viagem para pessoas estudarem felicidade

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.