Leia também:
X Ministro de Lula volta a defender uso militar da energia nuclear

Lula confirma reunião sobre tarifaço com EUA nesta quinta

Marco Rubio e Mauro Vieira se reunirão em Washington

Marcos Melo - 15/10/2025 17h45 | atualizado em 15/10/2025 18h14

Mauro Vieira e Marco Rubio Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados; Foto: EFE/EPA/YURI GRIPAS / POOL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou uma reunião entre Brasil e Estados Unidos, nesta quinta-feira (16), na qual será tratada a taxação extra aos produtos brasileiros exportados para aquele país.

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre Lula e o presidente Donald Trump, no início deste mês.

– Não pintou química, pintou uma indústria petroquímica – disse Lula, nesta quarta-feira (15), ao comentar a videoconferência realizada na semana passada com o estadunidense.

O petista brincou com a fala de Trump sobre “a química excelente” entre os dois na ocasião em que se encontraram rapidamente nos bastidores da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em setembro.

– Amanhã nós vamos ter a conversa de negociação – contou Lula em evento no Rio de Janeiro.

Após a química nas Nações Unidas e a conversa por telefone, Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações. Rubio, então, convidou o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, para liderar uma delegação brasileira a Washington.

REUNIÃO
Vieira desembarcou nesta terça-feira (14) na capital dos Estados Unidos para a agenda de trabalho.

Em entrevista recente, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o Brasil vai oferecer os melhores argumentos econômicos para os Estados Unidos, para reverter o tarifaço.

O principal deles, segundo o ministro, é que a medida está encarecendo a vida do povo estadunidense.

Haddad lembrou ainda que os Estados Unidos já têm superávit comercial em relação ao Brasil e muitas oportunidades de investimento no país, sobretudo voltado para transformação ecológica, terras raras, minerais críticos, energia limpa, eólica e solar.

TARIFAÇO
Ao justificar o aumento da tarifa sobre o Brasil, em carta enviada ao governo brasileiro no dia 9 de julho deste ano, Trump citou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele disse ser “uma vergonha internacional” o julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF).

No documento, Trump afirmou ainda que a decisão de aumentar a taxa foi tomada “em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos”.

*Com informações Agência Brasil

Leia também1 Lula sobre conversa com Trump: “Pintou indústria petroquímica”
2 Trump volta a citar Lula e lembra que Brics é ameaça ao dólar
3 Sobrinho de Dilma diz que Lula e não Trump fez acordo de paz
4 Mauro Vieira viaja aos EUA para reunião com Marco Rubio
5 Lula volta a afirmar que Trump recebeu informações incorretas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.