Leia também:
X Ponte histórica será desmontada para iate de Jeff Bezos passar

Líder do Estado Islâmico já foi informante dos Estados Unidos

Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurashi também era conhecido como Hajji Abdallah

Pleno.News - 03/02/2022 17h08 | atualizado em 03/02/2022 17h45

Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurashi também era conhecido pelo nome Hajji Abdallah Foto: EFE/EPA/US STATE DEPARTMENT / HANDOUT

O líder do Estado Islâmico (EI) Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurashi, também conhecido como Hajji Abdallah, foi morto na madrugada desta quinta-feira (3) por militares norte-americanos na Síria. Ele já foi informante do governo dos Estados Unidos. A informação consta em uma reportagem do Washington Post publicada em abril de 2021.

Em 2008, Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurashi foi preso e interrogado pelos EUA. Documentos acessados pelo jornal mostram que ele deu direções sobre a localização da sede do braço de mídia do grupo terrorrista, além de desenhar mapas do esconderijo do então nº 2 do grupo, o marroquino Abu Qaswarah, morto pelos americanos na cidade de Mosul. Abu também ajudou a identificar restaurantes e cafés frequentados por ex-companheiros. As informações são do site O Antagonista.

Ele assumiu a liderança global do EI após a morte de al-Baghdadi, em outubro de 2019. A operação que matou al-Baghdadi foi autorizada pelo então presidente Donald Trump.

ANÚNCIO DA MORTE DO LÍDER DO EI
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que o Exército norte-americano executou o chefe do Estado Islâmico Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurayshi. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (3) por meio das redes sociais.

Forças especiais americanas estavam em operação antiterrorista na Síria durante esta madrugada. Foi a maior operação americana no país desde a morte do então chefe do Estado Islâmico Abu Bakr al-Baghdadi, em 2019. Ao todo, foram 13 mortos, incluindo 7 civis (3 mulheres e 4 crianças), segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

– Ontem à noite, sob minha direção, as forças militares dos EUA no noroeste da Síria realizaram com sucesso uma operação de contraterrorismo […] para proteger o povo americano e nossos aliados e tornar o mundo um lugar mais seguro – afirmou Biden em um comunicado divulgado pela Casa Branca.

Leia também1 Lockdowns reduziram mortes por Covid em 0,2%, diz estudo
2 Soldados não vacinados serão dispensados do Exército dos EUA
3 Joe Biden anuncia execução do líder do Estado Islâmico na Síria
4 Tensão na Ucrânia: EUA enviam 3 mil soldados à Europa Oriental
5 Casa Branca faz alerta ao Brasil sobre ida de Bolsonaro à Rússia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.