Leia também:
X Júri no Peru rejeita pedido de Keiko Fujimori para anular votos

Líder da esquerda na França é atingido por trigo durante ato

Insatisfação popular contra políticos franceses já havia sido registrada contra o presidente Emmanuel Macron

Paulo Moura - 19/06/2021 13h49 | atualizado em 19/06/2021 13h58

Jean-Luc Mélenchon foi alvo de farinha de trigo Foto: Reprodução

Principal nome da esquerda radical na França, Jean-Luc Mélenchon foi atingido por um jato de trigo durante uma manifestação realizada em Paris no sábado passado (12). O ex-candidato a presidente do país europeu foi acertado enquanto concedia entrevista no meio de um ato contra a direita, ou seja, de seu próprio espectro político.

Por conta do fato, um homem foi preso e levado sob custódia ainda no final do dia 12. O detido em questão, que já tinha sido sujeito a uma verificação de identidade pouco depois do caso, foi capturado em Issy-les-Moulineaux, uma comuna localizada no subúrbio sudoeste de Paris, por “violência voluntária de pessoa contra autoridade pública”.

Um segundo homem foi preso com ele e também levado sob custódia, de acordo com a promotoria. A investigação foi confiada à Segurança Territorial de Paris. Ainda limpando a farinha que tinha sido lançada sobre ele, Mélenchon disse não saber qual foi motivo do fato.

– Há uma grande tensão. Não sei qual foi o motivo para jogar farinha em mim… É realmente um limiar que foi ultrapassado – afirmou.

Filósofo de formação, admirador de Hugo Chávez e do partido espanhol Podemos, Mélenchon foi membro do Partido Socialista, o grande partido de esquerda francês, durante 30 anos. Foi Mélenchon quem fundou o partido/movimento político de esquerda La France insoumise (França Insubmissa, em português), pelo qual concorreu à Presidência da França em 2017 e terminou em 4° lugar.

TAPA EM MACRON
No último dia 8 de junho, a insatisfação com políticos franceses já havia sido registrada contra o próprio presidente do país, Emmanuel Macron, que foi alvo de um tapa durante uma visita feita por ele ao sul da França.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Pleno.News (@plenonews)

O francês Damien Tarel, que admitiu no tribunal ter batido no rosto de Macron, foi condenado no dia 10 de junho a quatro meses de prisão em regime fechado.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.