Leia também:
X Dono do Botafogo encontra Lula em Paris e ouve elogios ao clube

Leão XIV e Milei se encontram e discutem luta contra pobreza

Reunião foi o primeiro encontro entre o pontífice e o presidente argentino

Paulo Moura - 07/06/2025 09h27 | atualizado em 07/06/2025 11h19

Papa Leão XIV Foto: EFE/EPA/VATICAN MEDIA

O papa Leão XIV e o presidente da Argentina, Javier Milei, abordaram neste sábado (7), durante seu encontro no Vaticano, o combate à pobreza e o compromisso com a coesão social, segundo detalhou a Santa Sé.

Trata-se do primeiro encontro oficial entre o papa americano, que também possui nacionalidade peruana, e o chefe de Estado argentino desde a eleição de Leão XIV como sucessor do falecido Francisco, o primeiro pontífice argentino e latino-americano da história.

Após a audiência com Leão XIV, Milei também se encontrou com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e o subsecretário para as Relações com os Estados, monsenhor Mirosław Wachowski.

– Durante as cordiais conversas, reafirmou-se o apreço mútuo pelas sólidas relações bilaterais e a vontade de fortalecê-las ainda mais. Em seguida, abordaram questões de interesse comum, incluindo tendências socioeconômicas, o combate à pobreza e o compromisso com a coesão social – afirmou o Vaticano.

Após a reunião entre os dois líderes, se juntaram ao encontro a secretária-geral da Presidência da Argentina, Karina Milei; o porta-voz presidencial argentino, Manuel Adorni; e o ministro das Relações Exteriores, Gerardo Werthein, juntamente com o embaixador junto à Santa Sé, Luis Beltramino.

O presidente argentino partirá agora para a Espanha para dar continuidade à viagem internacional iniciada nesta sexta-feira (6) em Roma, onde se encontrou com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e que também o levará à França e a Israel.

Milei esteve presente no funeral do papa Francisco em 26 de abril, mas enviou o ministro das Relações Exteriores, Gerardo Werthein, e a ministra do Capital Humano, Sandra Pettovello, para representar a Argentina na missa inaugural do pontificado de Leão XIV na Cidade do Vaticano.

Após a eleição de Robert Prevost como sucessor de Francisco em 8 de maio, Milei o parabenizou e expressou sua esperança de que defenda a vida, a liberdade e a propriedade privada.

*EFE

Leia também1 Toffoli anula atos da Lava Jato feitos contra ex-ministro de Lula
2 Dono do Botafogo encontra Lula em Paris e ouve elogios ao clube
3 Defesa de Robinho protocola no STF novo recurso contra prisão
4 Vereadores propõem dia de alerta sobre os riscos do aborto no Rio
5 Ministério desclassifica oito marcas de azeites por fraude

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.