Lacalle Pou promete mudar relação uruguaia com Maduro

Presidente eleito do Uruguai disse sentir vergonha da posição do país em relação ao regime venezuelano

Pleno.News - 03/12/2019 09h52

Luis Lacalle Pou Foto: Reprodução

O presidente eleito do Uruguai, Luis Lacalle Pou, anunciou que seu governo deve mudar completamente a relação do país com o regime venezuelano comandado por Nicolás Maduro. O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa concedida pelo novo mandatário após uma reunião com o atual presidente Tabaré Vásquez.

Segundo Lacalle Pou, uma das primeiras medidas será deixar os dois organismos criados para tentar um diálogo com Maduro, que são o Mecanismo de Montevidéu e o Grupo Internacional de Contato.

– Nós integramos as Nações Unidas, a Organização dos Estados Americanos, o Mercosul e outras entidades, e é dessas organizações que vamos escutar nossa voz – disse.

O novo chefe do executivo já havia dito, em entrevista ao El País, que se envergonha da relação que o Uruguai mantém com a Venezuela e que vai condenar completamente a ditadura venezuelana em seu mandato.

– [Me envergonho] porque está muito vinculado primeiro a fatores ideológicos, depois a fatores pessoais e, logo, econômicos: há gente que fez negócios com o governo de Maduro. Nós vamos claramente condenar a ditadura de Maduro em todas as instâncias, e as formalidades vão ser as que ajudem na recuperação da democracia – declarou.

LEIA TAMBÉM+ Brasil convida Bolívia para próxima cúpula do Mercosul
+ "Brasil não irá mais a reuniões sobre educação no Mercosul"
+ Ministra afirma que preço da carne não irá diminuir


Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo