Leia também:
X Presidente de Portugal volta a vetar a eutanásia no país

Kim Jong-un: Coreia do Norte vai lançar satélite espião no espaço

Ditador citou "retórica mais hostil e ação explícita" dos Estados Unidos e da Coreia do Sul

Pleno.News - 19/04/2023 14h40 | atualizado em 19/04/2023 16h07

Kim Jong-un Foto: JEON HEON-KYUN/EFE/EFEVISUAL

O líder norte-coreano Kim Jong-un disse que o seu país construiu o seu primeiro satélite espião militar e que planeja lançá-lo em breve, informou a imprensa estatal nesta quarta-feira (19).

Testes anteriores com mísseis e foguetes demonstraram que a Coreia do Norte pode enviar satélites para o espaço, mas muitos peritos questionam se o país tem câmeras suficientemente sofisticadas para serem utilizadas para espionagem a partir de um satélite – já que apenas imagens de baixa resolução foram vistas após lançamentos passados.

Durante a sua visita à agência aeroespacial do país nesta terça (18), Kim disse que ter um satélite de reconhecimento militar operacional é fundamental para que a Coreia do Norte utilize com eficiência seus mísseis com capacidade nuclear. Kim citou o que descreveu como graves ameaças à segurança colocadas pela “retórica mais hostil e ação explícita” dos Estados Unidos e da Coreia do Sul este ano, segundo a Agência Central de Notícias oficial da Coreia.

O líder norte-coreano espera pressionar os seus rivais em questões que incluem exercícios militares conjuntos e sanções econômicas internacionais contra a Coreia do Norte.

Kim disse que “o satélite de reconhecimento militar número 1” já tinha sido construído e ordenou aos oficiais que acelerassem os preparativos para o seu lançamento. Também afirmou que a Coreia do Norte deve lançar vários satélites para recolher informações.

A Coreia do Norte afirma que os seus testes de armas em curso, incluindo o seu primeiro lançamento de um míssil balístico intercontinental usando combustível sólido, concebido para atingir o continente americano na semana passada, são uma resposta aos exercícios militares conjuntos entre os Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão. A Coreia do Norte realizou cerca de 100 testes de mísseis desde o início do ano passado, e 30 neste ano.

As Forças Armadas dos EUA e da Coreia do Sul expandiram exercícios combinados em resposta às crescentes ameaças da China e à capacidade nuclear da Coreia do Norte. Esta semana, os aliados lançaram um exercício aéreo de 12 dias envolvendo cerca de 110 aviões de guerra e encenaram um exercício de defesa antimíssil naval de um dia com o Japão.

Os satélites espiões estão entre uma série de grandes sistemas de armas que Kim jurou desenvolver em janeiro de 2021. Kim também se comprometeu a construir outros sistemas de armas, incluindo mísseis balísticos de combustível sólido, submarinos de propulsão nuclear, mísseis hipersônicos e multimísseis de ogivas. Desde então, a Coreia do Norte tem conduzido testes de tais armas, mas não é claro se elas são operacionais.

*AE

Leia também1 Seul abre fogo de advertência após incursão da Coreia do Norte
2 Brasil cai três posições na lista dos exércitos mais poderosos
3 Idosa russa é multada por dizer que Zelensky é um jovem bonito
4 EUA: Tom do Brasil sobre guerra na Ucrânia não é neutro
5 Casa Branca diz que fala de Lula sobre guerra é “problemática”

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.