Kamala Harris renuncia a cargo no Senado dos Estados Unidos
Medida foi tomada para que ela possa assumir o cargo de vice-presidente
Pleno.News - 18/01/2021 21h06 | atualizado em 19/01/2021 10h43

Dois dias antes de tomar posse como vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris renunciou nesta segunda-feira (18) ao cargo de senadora pela Califórnia. Ela será substituída por Alex Padilla, que se torna, agora, o primeiro senador latino da história do Estado.
– Foi uma honra servir a Califórnia. Nós trabalhamos muito para ampliar a proteção ao meio ambiente. Sabemos que a Califórnia foi líder nessa batalha – afirmou a vice-presidente eleita na chapa de Joe Biden, em vídeo publicado hoje nas suas redes sociais.
E ela continuou.
– Só queria dizer “obrigada” por estes quatro anos. Claro que não estou dizendo “adeus”, porque estou dizendo “olá” como sua nova vice-presidente – completou.
Como “número dois” na hierarquia do poder nos Estados Unidos, Kamala Harris vai acumular o cargo de presidente do Senado norte-americano, como manda a Constituição local.
Ela e Biden tomam posse na quarta-feira (20), em uma cerimônia de segurança reforçada, em meio à forte polarização política no país e após a invasão do Capitólio por extremistas apoiadores do atual presidente, o republicano Donald Trump.
Também nas redes sociais, Padilla agradeceu pelo trabalho de Harris nos últimos quatro anos e garantiu que vai dar sequência ao legado da democrata.
– Vou trabalhar todos os dias para honrar essa confiança e entregar conquistas a todos os 40 milhões de californianos – publicou.
*Estadão
Leia também1 Capitólio é fechado pela polícia após alarme de incêndio
2 Ativista do BLM estava na invasão ao Capitólio, diz portal
3 Twitter e Facebook perdem US$ 51 bilhões em valor de mercado
4 Câmara aprova impeachment de Trump pela 2ª vez nos EUA
5 Emenda para afastar presidente 'voltará para assombrar Biden'