Leia também:
X Kim bane tipos de roupa, filmes estrangeiros, penteados e gírias

Kamala: México e EUA estão entrando em uma “nova era”

Países assinaram um memorando sobre cooperação migratória

Pleno.News - 08/06/2021 15h46 | atualizado em 08/06/2021 16h37

Kamala Harris afirmou que México e EUA estão entrando em uma “nova era” Foto: EFE/José Méndez

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, afirmou nesta terça-feira (8) que seu país e o México estão entrando em uma “nova era” após o encontro com o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador, e seu gabinete.

– Acredito firmemente que estamos embarcando em uma nova era – disse ela.

Ela deu declarações durante o encontro, no Palácio Nacional com a equipe do presidente mexicano. Kamala Harris esteve no local, nesta terça, para testemunhar, junto com López Obrador, a assinatura de um memorando entre os governos dos dois países sobre cooperação migratória.

A assinatura ocorreu no Pátio de Honra da sede presidencial, decorado com bandeiras mexicanas e americanas, logo após Harris ser sido recebida por López Obrador e minutos antes da realização de uma reunião privada entre as duas autoridades.

Mais tarde, foi fotografada na escadaria do Palácio Nacional, antes de iniciar o encontro privado entre as delegações dos dois países.

Do lado mexicano, participaram da reunião várias autoridades mexicanas, como o ministro das Relações Exteriores, Marcelo Ebrard; a ministra do Interior, Olga Sánchez Cordero, e o chefe do Instituto Nacional de Migração, Francisco Garduño.

Já representando os EUA, liderados por Harris, estiveram presentes também o chefe da Embaixada americana no México, John S. Creamer, e o enviado especial para o Triângulo Norte da América Central, Ricardo Zúñiga, entre outros.

Também participaram Juan González, assistente especial do presidente Joe Biden e diretor sênior do Conselho de Segurança para o Hemisfério Ocidental.

O encontro durou aproximadamente uma hora e meia e no início, López Obrador agradeceu a visita e destacou o bom entendimento entre os dois países.

– Como você disse, os Estados Unidos e o México têm um relacionamento de longa data, baseado na família, em fronteiras compartilhadas e em uma história compartilhada. Acredito firmemente que estamos embarcando em uma nova era – destacou Harris.

Por volta das 12h15 (horário local, 14h15 de Brasília), o chanceler mexicano informou que a reunião havia sido encerrada.

– Abordaram a economia e o diálogo de alto nível, a cooperação em segurança, o desenvolvimento no sul do México e na América Central. Foi uma reunião muito bem-sucedida – escreveu no Twitter.

Após reunião com López Obrador e seu gabinete, a vice-presidente segue para um hotel central da capital mexicana, onde se encontrará com mulheres empresárias e lideranças do setor trabalhista, para depois se reunir com a mídia antes de partir para Washington.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Donald Trump sobre Bitcoin: "Parece um esquema de fraude"
2 5G: Após reunião com Fábio Faria, EUA reforçam cooperação
3 EUA: Relatório conclui que vírus pode ter vazado de laboratório
4 EUA aprovam polêmico remédio que combate Alzheimer
5 Nova Iorque fará megashow para comemorar reabertura

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.