Leia também:
X Jornalistas do New York Times entram em greve; entenda o caso

Justiça do Peru determina prisão preventiva de Pedro Castillo

Ex-presidente peruano tentou dissolver o Parlamento

Henrique Gimenes - 08/12/2022 21h28 | atualizado em 09/12/2022 08h40

Pedro Castillo, ex-presidente do Peru Foto: EFE/ Paolo Aguilar /ARCHIVO

Nesta quinta-feira (8), a Justiça do Peru decretou a prisão preventiva de 7 dias do ex-presidente Pedro Castillo, que foi destituído do cargo nesta quarta (7). A decisão foi do juiz Juan Carlos Checkley e faz parte de investigação contra Castillo após ele tentar dissolver o parlamento peruano.

Nas redes sociais, a Suprema Corte de Justiça da República do Peru afirmou que a “Suprema Corte de Instrução Preparatória, a cargo do juiz Juan Carlos Checkley, deu sete dias de Prisão Preliminar contra o ex-presidente Pedro Castillo, investigado pelo crime de rebelião (alternativamente conspiração)”.

O agora ex-presidente do país acabou preso após divulgar uma mensagem na qual anunciou o fechamento temporário do Congresso e a convocação de novas eleições parlamentares. No entanto, o Congresso Nacional do Peru agiu rapidamente e com 101 votos a favor, seis contra e dez abstenções, aprovou a vacância por incapacidade moral de Pedro Castillo.

Jornais peruanos chegaram a divulgar que, após anunciar o golpe, Pedro Castillo pretendia pedir asilo na Embaixada do México. Os militares que acompanhavam o agora ex-presidente, no entanto, perceberam a manobra e impediram a tentativa de fuga.

Com a saída de Castillo, quem assumiu o comando do país foi a até então vice-presidente do Peru, Dina Boluarte. Assim, ela se torna a primeira mulher presidente do Peru e permanecerá no mandato até julho de 2026. É a sexta vez que o país tem um novo presidente em menos de cinco anos.

Leia também1 Vídeo: Homem dá tapa em apoiadora de Jair Bolsonaro
2 MG: PM começa a usar câmeras corporais em 4 mil agentes
3 Novo filme de Marcelo Adnet zomba da fé dos evangélicos
4 Zé Trovão confessa passado com drogas: "Não me orgulho"
5 STF: Toffoli dá 72h para governo explicar "bloqueios" no MEC

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.