Leia também:
X Inglaterra lota casa noturna em teste para desconfinamento

Juan Guaidó acusa Maduro de vínculos com narcoterroristas

Líder da oposição disse que o regime do ditador "representa uma séria ameaça à estabilidade e à paz"

Pleno.News - 30/04/2021 18h41 | atualizado em 30/04/2021 18h42

Juan Guaidó Foto: Reprodução

O líder da oposição da Venezuela, Juan Guaidó, acusou Nicolás Maduro de ter ligações com grupos narcoterroristas internacionais, como o Hezbollah e dissidentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), o que, segundo ele, representaria uma ameaça para a América do Sul.

– A ditadura de Maduro representa uma séria ameaça à estabilidade e à paz da região. Hoje, Maduro tem perigosos laços militares, de inteligência e econômicos com regimes como Irã, Rússia, Cuba e China. Esses laços também se estendem a grupos narcoterroristas internacionais, como os dissidentes do ELN (Exército de Libertação Nacional da Colômbia) e das Farc, e também com o Hezbollah – acusou o opositor.

Ele deu declarações durante uma participação no Sedona Forum, organizado pelo Instituto McCain.

Segundo Guaidó, Maduro, que está no poder desde 2013, permite que todos esses grupos, os quais definiu como “corporação transnacional do crime organizado”, atuem na Venezuela para ajudá-lo a explorar o chamado Arco Minero del Orinoco. Trata-se de uma vasta região rica em recursos como ouro, cobre, diamante, coltan e bauxita.

– Nesta área o ouro de sangue é explorado, crimes como o tráfico humano são cometidos, os povos indígenas são massacrados, os direitos humanos são violados e os esforços dos Estados Unidos e da comunidade internacional para enfrentar a mudança climática são sabotados – denunciou.

Por esta razão, ele pediu ao governo dos Estados Unidos para continuar no que considera uma “busca de justiça para responsabilizar aqueles que saquearam a Venezuela e cometeram graves violações dos direitos humanos”, em uma alusão aos funcionários da equipe de Maduro.

Além disso, Guaidó pediu que a Força de Ação Especial da Polícia Nacional Bolivariana (Faes-PNB) seja declarada como um grupo de extermínio que procura dizimar a população e que não deve ter qualquer tipo de apoio que contribua para suas ações.

A Alta Comissária das Nações para os Direitos Humanos, a chilena Michelle Bachelet, recomendou que o governo venezuelano dissolva esse grupo policial, que foi acusado de violações dos direitos humanos por ativistas e líderes da oposição. Porém, Maduro ignorou as recomendações e declarou publicamente seu apoio à Faes.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Papa diz que pandemia agravou dificuldades dos venezuelanos
2 Weintraub: 'Estou disposto a impedir que o Brasil vire a Venezuela'
3 Oposição venezuelana acusa governo de armar criminosos
4 Maduro anuncia acordo com Programa Alimentar da ONU
5 Opositores de Nicolás Maduro são excluídos da vacinação

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.