Leia também:
X Suspeita de bomba! Suprema Corte dos EUA é evacuada

Joe Biden toma posse como 46° presidente dos Estados Unidos

Processo foi marcado por muitas discussões e discordâncias sobre o resultado eleitoral

Paulo Moura - 20/01/2021 14h34 | atualizado em 20/01/2021 18h05

O democrata Joe Biden tomou posse, nesta quarta-feira (20), como o 46° presidente dos Estados Unidos. A vice-presidente, Kamala Harris, também foi empossada em Washington, D.C, e se tornou a primeira mulher a assumir o cargo.

O juramento de Biden, que sacramentou a posse segundo os ritos norte-americanos, foi administrado pelo presidente da Suprema Corte, John Roberts. Já Kamala teve o juramento administrado pela juíza da Suprema Corte Sonia Sotomayor. O hino nacional dos Estados Unidos foi executado pela cantora pop Lady Gaga, amiga do político.

Além de Gaga, a parte musical da cerimônia também ficou a cargo de Jennifer Lopez, que cantou a música “This land is our land”. Durante a apresentação, a cantora recitou em espanhol parte da “Pledge of Allegiance”, que é um juramento feito pelos americanos à bandeira em cerimônias cívicas.

Por fim, o cantor country Garth Brooks, entoou Amazing Grace. Escrita em 1772, poucos anos antes da Independência americana, a música é um hino sobre a salvação cristã muito entoado em cerimônias oficiais nos EUA.

DISCURSO DE POSSE
Nos primeiros minutos de seu discurso, o democrata convocou a população a se unir para derrotar desafios e prometeu governar tanto pelos que o apoiaram quanto pelos que não votaram nele.

– Vou lutar pelos que me apoiaram e pelos que não me apoiaram. Neste dia de janeiro, minha alma inteira está dedicada a unir nossa nação. Com união, podemos fazer grandes coisas. Podemos superar o vírus mortal – declarou o democrata.

O novo presidente dos Estados Unidos afirmou que fará combate “ao extremismo político, ao supremacismo branco e ao terrorismo doméstico”, os quais garantiu que derrotará.

Biden também afirmou que falta muito para “curar” as feridas do país, destacou que poucas vezes houve momentos na história tão difíceis como o atual e prometeu que o ataque ao Capitólio, ocorrido há duas semanas, não acontecerá novamente “nem hoje e nem amanhã”.

O processo político finalizado com a posse de Joe Biden nesta quarta foi marcada por muitas discussões e discordâncias. Ao longo de todo o período de certificação do nome do novo presidente, o ex-chefe de Estado americano, Donald Trump, questionou a legalidade do processo e chamou o resultado de “fraude”.

*Com informações das agências EFE e Estadão

Leia também1 Janaína Paschoal dispara: "Segui o Mandetta e quase morri"
2 Suicídios no Japão aumentam 16% na segunda onda da Covid
3 Suspeita de bomba! Suprema Corte dos EUA é evacuada
4 "Voltaremos de alguma forma", diz Trump em último discurso
5 "Não quero essa vacina, estou partindo", diz idosa de 108 anos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.