Leia também:
X Condenado por agir para matar Trump tenta se cortar no tribunal

Javier Milei agradece aos EUA por “firme apoio e confiança”

Presidente argentino afirmou valorizar "profundamente a amizade" com o país norte-americano

Pleno.News - 24/09/2025 14h35 | atualizado em 24/09/2025 16h01

Javier Milei Foto: EFE/Juan Ignacio Roncoroni

O presidente da Argentina, Javier Milei, agradeceu nesta quarta-feira (24) aos Estados Unidos pelo “firme apoio e a confiança no povo argentino”, após o anúncio do secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, sobre negociações para um programa de troca de moedas (swap) no valor de 20 bilhões de dólares (R$ 106 bilhões) para estabilizar a economia do país sul-americano.

– Obrigado, presidente Trump, e senhor secretário Scott Bessent, pelo firme apoio e pela confiança no povo argentino. Valorizamos profundamente a amizade com os EUA e seu compromisso em fortalecer nossa parceria com base em valores compartilhados – escreveu Milei na rede social X.

Nesta terça (23), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou apoio à sua reeleição nas eleições previstas para 2027, após reunião com Javier Milei durante a Assembleia Geral das Nações Unidas. Trump primeiro manifestou seu apoio por meio da rede Truth Social e, em seguida, ao iniciar a reunião com Milei, entregou-lhe um documento formalizando o ato.

Minutos antes, Bessent havia anunciado que o Tesouro dos EUA está atualmente “em negociações com funcionários argentinos para uma linha de swap de 20 bilhões de dólares com o banco central [da República Argentina]” e que estão trabalhando “em estreita coordenação com o governo argentino para prevenir uma volatilidade excessiva”.

Uma linha de swap é um acordo que permite a duas entidades monetárias trocarem moedas de seus países por um prazo determinado, com o compromisso de reverter a operação a uma taxa de câmbio preestabelecida. O objetivo principal é garantir liquidez em moeda estrangeira e contribuir para a estabilidade do sistema financeiro.

O secretário norte-americano adiantou a informação após uma reunião realizada entre Trump e Milei, no âmbito da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque.

– O Tesouro está pronto para comprar títulos [emitidos] em dólares da Argentina e o fará quando as condições justificarem. Também estamos preparados para conceder um crédito contingente significativo através do Fundo de Estabilização da Taxa de Câmbio – acrescentou Bessent.

O secretário afirmou que os EUA estão dispostos a “comprar dívida pública no mercado primário ou secundário” e que algumas empresas norte-americanas têm a intenção de “realizar importantes investimentos estrangeiros diretos em múltiplos setores da Argentina em caso de um resultado eleitoral positivo”.

*EFE

Leia também1 Trump expressa apoio à reeleição de Javier Milei em 2027
2 Casa Branca reforça alerta que Trump fez ao Brasil na ONU
3 Jimmy Kimmel volta ao ar sob duras críticas de Donald Trump
4 Condenado por agir para matar Trump tenta se cortar no tribunal
5 Lula defende Venezuela, Haiti e Cuba durante discurso na ONU

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.