Leia também:
X Após acidente, homem passa por transplante de rosto e mãos. Veja

Jair Bolsonaro prevê encontro do Mercosul em março

Presidente brasileiro deu declarações após encontro com Luis Lacalle Pou

Pleno.News - 03/02/2021 16h17 | atualizado em 03/02/2021 16h59

Após encontro com Lacalle Pou, Bolsonaro disse que presidentes de países que integram o Mercosul devem reunir-se em março Foto: Reprodução/ CNN Brasil

Depois de reunir-se nesta quarta-feira (3) com o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que uma possível reunião com os presidentes de países membros do Mercosul deve ocorrer no final de março.

Bolsonaro e o presidente uruguaio defenderam uma “flexibilização” nos negócios de membros do bloco com outros países. A integração nas áreas de infraestrutura e energia também foi debatida.

– O Uruguai é um parceiro nosso; é um país importante que integra o Mercosul. Conversamos sobre a possibilidade de flexibilizar, para cada país, os seus negócios com outros países. Falamos um pouco de energia também de infraestrutura – afirmou ele, em declaração à imprensa junto a Lacalle Pou.

Em sua fala, Lacalle Pou avaliou a reunião como “muito boa” e também falou sobre a necessidade de flexibilização do Mercosul. Ele destacou que o bloco completa 30 anos em 2021 e, por isso, disse ser preciso “revê-lo”.

– O próximo passo neste mundo moderno é a flexibilização, para que cada país, ainda pertencendo [ao bloco], possa avançar – disse.

REUNIÃO DO MERCOSUL
A reunião entre os presidentes do Brasil, da Argentina, do Paraguai e do Uruguai, países membros do Mercosul, deve ocorrer em Foz do Iguaçu (PR), segundo Bolsonaro.

Sobre o assunto, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, comentou que Brasil e Uruguai compartilham “uma visão muito semelhante” e que, na reunião de março, devem abordar “o que pode ser feito para redinamizar o Mercosul”.

O ministro Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura, destacou dois projetos em andamento na busca por promover a integração regional sul-americana. Segundo ele, a dragagem da Lagoa Mirim, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, “vai fazer com que a hidrovia do Mercosul se torne uma realidade”. Ele também citou o projeto da ponte sobre o rio Jaguarão, também em área de fronteira com o Uruguai.

Sobre a cooperação energética, o ministro Bento Albuquerque, de Minas e Energia, ressaltou que desde outubro o Brasil importa energia do Uruguai e da Argentina por conta da crise hídrica.

– Isso mostra que essa integração é importante para a segurança energética dos países, e nós estamos trabalhando para que ela cada vez aumente mais, chamando outros países do Mercosul a participar – disse.

VISITA INFORMAL
O encontro com Lacalle Pou foi chamado de uma “visita informal” por Bolsonaro, que o recebeu para um almoço no Palácio da Alvorada. Lacalle Pou é o primeiro presidente sul-americano que Bolsonaro recebe desde o início da pandemia. Antes, em seu primeiro ano de governo, recebeu os presidentes do Paraguai e do Chile, em ocasiões diferentes. Em março de 2019, Bolsonaro se encontrou com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, no Palácio do Planalto.

No ano passado, os dois chefes de Estado voltaram a reunir-se no dia 1º de dezembro, em Foz do Iguaçu (PR), durante visita às obras da Ponte da Integração Brasil-Paraguai. Além de Benítez, Bolsonaro também recebeu, em agosto de 2019, o presidente chileno, Sebastián Piñera, para um café da manhã no Palácio da Alvorada.

*Estadão

Leia também1 Bolsonaro apresenta lista com 35 propostas ao Congresso
2 Bolsonaro ironiza 'oportunismo' de Joice por festejar com Lira
3 Clima no Congresso faz Ibovespa subir pelo terceiro dia seguido
4 "Clima é o melhor possível", diz Bolsonaro sobre Lira e Pacheco
5 Bolsonaro recebe Leite Moça de presente e debocha da Globo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.