Leia também:
X Donald Trump quer pedido de desculpas da esquerda

Jacques Chirac, ex-presidente da França, morre aos 86 anos

Político governou o país europeu entre 1995 e 2007

Paulo Moura - 26/09/2019 07h57

Ex-presidente da França, Jacques Chirac morreu aos 86 anos Foto: EFE/EPA/Olivier Hoslet

Morreu nesta quinta-feira (26), aos 86 anos, o ex-presidente francês Jacques Chirac. O político foi prefeito de Paris e governou a França entre 1995 e 2007. A informação confirmada pelo genro de Chirac, Frédéric Salat-Baroux, marido de Claude Chirac. A Assembleia Nacional fez um minuto de silêncio em homenagem ao ex-mandatário. A causa da morte não foi divulgada.

Chirac sofreu um derrame, em setembro de 2005, quando ainda era presidente da França, e desde então os problemas de saúde foram frequentes. A última aparição pública do ex-presidente foi em novembro de 2014, em um evento da fundação Chirac ao Serviço da Paz, fundada por ele em 2008. Já debilitado, ele foi muito aplaudido pelo público presente na cerimônia.

Jacques Chirac nasceu em Paris, em novembro de 1932. Foi na capital francesa que ele se formou no Instituto de Estudos Políticos e na Escola Nacional de Administração. Sua carreira política começou no conselho municipal de Sainte-Féréole, em Corrèze, em 1965.

Em março de 1977, Chirac foi eleito prefeito de Paris, cargo que manteve até sua primeira eleição presidencial em 1995. Ele substituiu o socialista François Mitterrand na presidência. Em 2002, ele foi reeleito para um segundo mandato, com 82,21% dos votos em segundo turno contra Jean-Marie Le Pen.

Leia também1 Na ONU, Jair Bolsonaro diz a Donald Trump: "I love you"
2 Trump acusa Maduro de vender Venezuela para Cuba
3 Feliciano diz que Bolsonaro "honrou a Deus" na ONU

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.