Leia também:
X Cristina Kirchner se considera perseguida pela Justiça

Itália se torna o 1º país da UE a proibir exportação de vacinas

País bloqueou envio de 250 mil doses da vacina AstraZeneca para a Austrália

Pleno.News - 04/03/2021 15h46 | atualizado em 04/03/2021 16h01

Itália se torna no primeiro país da UE a proibir exportação de vacinas Foto: EFE/EPA/Riccardo Antimiani

A Itália bloqueou o envio para a Austrália de 250 mil doses da vacina AstraZeneca, disseram nesta quinta-feira (4) fontes europeias à Agência EFE. Com a decisão, o país se tornou o primeiro da União Europeia (UE) a tomar uma decisão desse tipo, já que Bruxelas aprovou o mecanismo de controle de exportação de medicamentos produzidos em território comunitário.

A Itália transferiu sua decisão para a Comissão Europeia (CE) na semana passada, e o Executivo Comunitário, que tem a última palavra sobre o assunto, não se opôs à proibição decretada por Roma.

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, falou na quarta-feira (3) com a presidente da CE, Ursula Von der Leyen, sobre como acelerar a resposta sanitária da Europa contra o coronavírus, em relação à campanha de vacinação.

A Comissão Europeia aprovou o mecanismo após a polêmica com a AstraZeneca pelo seu anúncio de que, no primeiro trimestre, forneceria menos da metade das doses acordadas com Bruxelas e pela suspeita de que a farmacêutica estaria vendendo vacinas correspondentes aos países da UE para o Reino Unido. Estas insinuações foram rejeitadas pelo laboratório anglo-sueco.

A medida exige que as empresas farmacêuticas avisem previamente as autoridades nacionais sobre quantas doses fabricadas no seu território pretendem exportar para outros países, e os Estados devem decidir no prazo de 48 horas se autorizam ou não a venda, embora tenham de consultar a Comissão Europeia.

As doses podem ser bloqueadas se a quantidade a ser exportada for considerada tão alta que pode colocar em risco o fornecimento de vacinas à UE.

O mecanismo de controle de exportação gerou uma crise política entre Bruxelas, Dublin e Londres, devido à autorização inicial dada pela CE para bloquear a exportação de vacinas entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Cristina Kirchner se considera perseguida pela Justiça
2 Polícia indiana fecha Taj Mahal após falso alerta de bomba
3 Papa Francisco diz que irá como "peregrino da paz" para o Iraque
4 Venezuela registra 10 casos da variante brasileira da Covid-19
5 Marido da rainha Elizabeth é submetido a cirurgia cardíaca

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.