Israel sugere aproximação com a Bolívia após queda da esquerda
Chanceler israelense Gideon Sa'ar manteve contato com Rodrigo Paz
Paulo Moura - 20/10/2025 17h43 | atualizado em 20/10/2025 18h32

O governo de Israel demonstrou, nesta segunda-feira (20), interesse em restabelecer as relações diplomáticas com a Bolívia, interrompidas há cerca de dois anos. O sinal veio um dia após a vitória de Rodrigo Paz nas eleições presidenciais bolivianas, fato que rompeu com o domínio da esquerda no país que durava quase duas décadas.
De acordo com o chanceler israelense Gideon Sa’ar, que conversou por telefone com o presidente eleito da Bolívia, ambos manifestaram disposição em iniciar uma nova etapa entre os países.
– Agora, após duas décadas de relações desfavoráveis, chegou a hora de recolocá-las nos trilhos. O tema central da conversa foi o interesse mútuo em abrir uma nova página e renovar as relações diplomáticas entre os dois países – disse o ministro das Relações Exteriores israelense.
As relações entre Bolívia e Israel foram rompidas durante o governo de Luis Arce, em meio à oposição do esquerdista à ofensiva israelense na Faixa de Gaza. No entanto, com a eleição de Rodrigo Paz — representante do Partido Democrata Cristão (PDC) e figura associada à direita — a possibilidade de retomada das relações diplomáticas entre os países foi retomada.
Leia também1 Lula deve anunciar Boulos na Secretaria-Geral nesta semana
2 Globo rebate Bocardi, que fala em 'batalha jurídica' contra emissora
3 Netanyahu confirma que Hamas devolveu mais um corpo a Israel
4 Trump: Hamas será “erradicado” se romper cessar-fogo
5 Por erro do MPF, STJ exclui Dirceu e Genoíno de ação do Mensalão



















