Leia também:
X Sem oposição, Maduro domina eleições municipais

Israel quer embaixadas europeias em Jerusalém

Primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou que União Europeia deve seguir a decisão dos EUA

Emerson Rocha - 11/12/2017 08h18

Netanyahu fez a declaração ao lado da representante da UE Foto: EFE/OLIVIER HOSLET

A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de instalar a embaixada em Jerusalém pode ser repetida por outros países. Pelo menos é o que deseja o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Nesta segunda-feira (11), ele sugeriu a mesma medida de nações da União Europeia (UE).

A ideia é que transfiram suas embaixadas de Tel Aviv para Jerusalém, como anunciaram os EUA, reconhecendo essa cidade como capital do Estado de Israel.

– Acredito que todos ou a maior parte dos países europeus transferirão suas embaixadas para Jerusalém, reconhecerão que é a capital de Israel e se envolverão de forma robusta conosco em matéria de segurança, prosperidade e paz – disse Netanyahu em um pronunciamento à imprensa ao lado de uma representante da UE.

O primeiro-ministro israelense confia que a decisão do presidente americano pode acabar com os conflitos no Oriente Médio.

– O que o presidente Trump fez é pôr claramente os fatos sobre a mesa. A paz se baseia na realidade, em reconhecer a realidade. E acho que o fato de que Jerusalém é a capital de Israel é claramente evidente para todos os que visitam Israel – afirmou.

Por enquanto, a União Europeia mantém uma postura neutra sobre a decisão americana. Os representantes dos países querem uma negociação para a crise no Oriente Médio, em acordo entre israelenses e palestinos. De acordo com a UE, Jerusalém deve ser capital de ambos os Estados, o que iria satisfazer as duas partes.

*Com informações da Agência EFE

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.