Leia também:
X Mulher morre após ser atacada por sete cachorros

Israel protesta na ONU por inquérito de mortes em Gaza

Embaixadora israelense considerou que o Conselho de Direitos Humanos espalhou mentiras sobre o país

Henrique Gimenes - 18/05/2018 21h03

Israel protesta na ONU Foto: PR/Beto Barata

Nesta sexta-feira (18), Israel protestou contra o Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) após decisão de abrir um inquérito para apurar as mortes em Gaza ocorridas na segunda-feira (14). Durante a sessão, o conselho chegou a considerar que os israelenses fizeram uso excessivo de força. As informações foram dadas pela Reuters.

A decisão da ONU gerou uma repreensão da embaixadora de Israel em Genebra, Aviva Raz Shechter. Ela considerou que a reunião do Conselho de Direitos Humanos teve o objetivo de “espalhar mentiras sobre Israel” além de ter tido “cinco horas de declarações ridículas”.

– Com esta resolução a comissão alcançou novos patamares de hipocrisia e os padrões mais baixos de credibilidade – ressaltou.

O Ministério das Relações Exteriores de Israel classificou que a reunião do conselho teve o propósito de “não investigar a verdade, mas comprometer o direito de legítima defesa de Israel e escolher o Estado judeu a dedo para uma demonização”.

O Conselho de Direitos Humanos da ONU é composto 47 países. Destes, 29 votaram pela investigação e 14 nações se abstiveram. Apenas os Estados Unidos e a Austrália votaram contra.

Na segunda, os Estados Unidos inauguram sua nova embaixada em Jerusalém. A mudança gerou manifestações que acabaram culminando em violência. Na Faixa de Gaza, cerca de 40 mil pessoas protestaram na fronteira contra a decisão. As forças de segurança de Israel reagiram, matando cerca de 60 palestinos e deixando mais de 2 mil feridos.

Leia também1 Câmara tem homenagem aos 70 anos do Estado de Israel
2 Pastor cria petição para Brasil abrir embaixada em Jerusalém

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.