Leia também:
X Químicos apagaram provas da morte de Khashoggi, diz jornal

Israel prevê “mudança” após sanções dos EUA ao Irã

Medidas do presidente Donald Trump entram em vigor nesta segunda-feira

Jade Nunes - 05/11/2018 09h39

O presidente Donald Trump Foto: EFE/EPA/Mike Theiler

O ministro da Defesa de Israel, Avigdor Lieberman, previu uma “enorme mudança” no Oriente Médio com a reimposição das sanções dos Estados Unidos sobre o Irã, que entram em vigor nesta segunda-feira (5).

– A decisão ousada do presidente Trump é a mudança radical que o Oriente Médio estava esperando. Em um único movimento, os Estados Unidos estão dando um duro golpe contra o fortalecimento do Irã em Síria, Líbano, Gaza, Iraque e Iêmen – disse o ministro israelense em comunicado difundido pelo seu escritório.

– Presidente Trump, você fez de novo! Obrigado – acrescentou Lieberman na nota.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, também agradeceu a Trump a decisão no último sábado (3) e lembrou que “vinha insistindo há anos na reimposição das sanções em sua totalidade contra o regime terrorista assassino do Irã que põe o mundo inteiro em risco”.

Netanyahu garantiu que os efeitos das primeiras sanções impostas “já estão sendo sentidos: o rial (a moeda da República Islâmica) afundou, a economia iraniana está em depressão e os resultados são evidentes”.

Além disso, o chefe de governo de Israel espera que as novas sanções enfraqueçam ainda mais o regime dos aiatolás, que Israel considera que representa um risco para sua existência.

A Casa Branca anunciou no último dia 2 a reimposição de todas as sanções sobre o Irã, mas com exceções temporárias para oito “jurisdições territoriais” que fizeram esforços por reduzir suas importações de petróleo iraniano.

A indústria petrolífera, as transações financeiras do Banco Central e o setor portuário do Irã são os alvos das sanções que entraram em vigor hoje às 4h01 GMT (2h01 em Brasília).

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Presidente do Banco Central defende reajustes fiscais
2 Catar discorda de embaixada do Brasil em Jerusalém
3 Twitter remove 10 mil perfis falsos nos Estados Unidos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.