Leia também:
X Argentina: Alberto Fernández anuncia fim da quarentena

Israel põe embaixadas em alerta após ameaça do Irã

Segundo agência, informações foram divulgadas pela imprensa israelense

Pleno.News - 28/11/2020 13h26

Israel põe embaixadas em alerta após ameaça do Irã Foto: Pixabay

Israel colocou suas embaixadas em alerta neste sábado (28), após o Irã ter acusado o país de estar por trás do assassinato do cientista nuclear Mohsen Fakhrizadeh, na província de Teerã. As informações foram divulgadas pela imprensa israelense.

Perguntado sobre o assunto, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel respondeu que eles não comentam sobre assuntos relacionados à segurança, assim como ontem o Gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu se recusou a se expressar diante das acusações de que é responsável pelo assassinato juntamente com os Estados Unidos.

Fakhrizadeh foi morto em um ataque na província de Teerã, depois que o veículo em que viajava foi alvo de homens armados, que atiraram e provocaram uma explosão. Mais cedo, o presidente do Irã, Hassan Rouhani, avisou que o país reagirá “na hora certa e da maneira certa”.

Até agora, as autoridades iranianas não relataram nenhuma prisão relacionada com o ataque ou revelaram se os responsáveis foram mortos.

Fakhrizadeh foi o chefe da Organização de Pesquisa e Inovação em Defesa do Ministério da Defesa e era considerado pelos serviços de inteligência ocidentais como o líder do antigo programa secreto de desenvolvimento de armas nucleares.

Netanyahu havia apontado o cientista como cabeça de um programa nuclear secreto em 2018, uma semana antes de Washington abandonar o pacto entre o Irã e seis potências para limitar o programa de desenvolvimento do país persa.

O pacto, assinado em 2015 e conhecido como JCPOA, tem sido muito enfraquecido desde que os EUA se retiraram e voltaram a impor sanções contra o Teerã.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Argentina: Alberto Fernández anuncia fim da quarentena
2 Irã promete resposta depois de morte de cientista
3 Covid: United Airlines começa a transportar vacinas da Pfizer
4 Principal cientista nuclear do Irã é morto em atentado a tiros
5 Trump diz que vacinação nos EUA começa na próxima semana

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.